Cuidados com o cabelo depois da tintura
Você deseja pintar ou retocar a cor do seu cabelo, mas não sabe bem os cuidados necessários ao sair do salão? Veja algumas dicas básicas para manter a saúde e o estilo do seu cabelo!
Poucos procedimentos repaginam mais um visual do que pintar o cabelo.
Seja para mudar a tonalidade inicialmente aplicada ou para fazer novos retoques, todo mundo se sente um pouco mais poderoso ao fazer isso.
Se tintas para o cabelo são populares, os cuidados que vêm depois do procedimento não são tão comuns assim.
Muita gente acaba esquecendo da necessidade de cuidar das madeixas, o que acaba danificando a manutenção da qualidade da tinta sobre o cabelo.
Alguns exemplos de cuidados importantes nesse contexto são: realizar hidratação e umectação, periodicamente, investir em um bom suplemento capilar, dentre outros exemplos.
Fique por dentro desse tema a seguir!
Produtos específicos
Quem pinta o cabelo deve ter atenção especial aos produtos que utiliza no pós-pintura.
Após receber tinta, o couro cabeludo precisa de cuidados especiais, o que exige produtos específicos para tais necessidades.
Produtos específicos são mais potentes do que os tradicionais e hidratam, nutrem e reconstroem a fibra do cabelo mais intensamente e de forma integral, além de que, ao usá-los, ajudam a manter a coloração vívida por mais tempo.
Uma dica simples e eficiente é alternar entre a hidratação feita em casa e no salão. Quem opta por pintar de loiro precisa de um cuidado adicional: investir em produtos matizadores para evitar o amarelamento das mechas (o que deixa o visual “desbotado”).
Hidratação
É fácil imaginar que o cabelo vai precisar de uma hidratação ainda mais caprichada após ser pintado.
Para aplicar uma boa máscara hidratante, lave o cabelo e espere-o secar totalmente.
Em seguida, divida o cabelo em mechas e aplique a máscara em cada uma delas, desde a raiz até as pontas.
Deixe a máscara agir no cabelo por volta de cinco minutos e, então, enxágue. A fim de intensificar ainda mais a hidratação, que tal adicionar algumas poucas gotas de óleo na máscara e aplicá-las nos fios?
Outras duas dicas são os produtos antifrizz e os finalizadores.
Umectação
Todo mundo sabe que o cabelo precisa ser hidratado, mas poucos sabem que, durante um processo químico como pintura, a oleosidade do cabelo também é afetada — o que explica o aspecto ressecado que ele pode adquirir após ser pintado.
Oleosidade é fundamental para manter a saúde do couro capilar e é prejudicial apenas quando aparece em excesso.
Por isso, a umectação capilar é essencial. É ela que recupera a oleosidade natural do cabelo. Esse processo deve ser feito com um óleo capilar 100% vegetal.
O ideal é aplicá-lo trinta minutos antes do banho. Se o cabelo estiver muito ressecado, é possível aplicar esse óleo antes de dormir e lavá-lo apenas na manhã do dia seguinte, ao acordar.
Queratina
Quem descoloriu os fios precisa investir em produtos ricos em queratina, proteína importante para fortalecer os fios e para manter o cabelo saudável e vistoso.
Algumas opções são queratina líquida e máscaras capilares com esse ingrediente.
Pode parecer trabalhoso, mas quem gosta de inovar nas madeixas não pode ter preguiça de manter e de intensificar os cuidados com ele após procedimentos químicos.
Converse com seu cabeleireiro ao terminar a pintura e veja que produtos ele considera mais adequados ao seu cabelo.
Não se esqueça de dar um descanso para os fios— nem pensar em fazer uma chapinha logo após a pintura, pois isso pode colocar tudo a perder e deixar estragos duradouros.
Depois de algumas semanas de descanso, você pode realizar procedimentos como chapinha e babyliss, mas utilize produtos com proteção térmica.