Ensinando o cão a dormir na própria caminha

Ensinando o cão a dormir na própria caminha

pets

Saiba como fazer o seu cão associar a própria cama à ideia de conforto e felicidade.

Um dilema na vida de muitos pais e mães de pets é conseguir fazer com que eles escolham dormir na própria cama, em vez de optar por sofás, cadeiras ou a própria cama dos donos.

Nem todo mundo se importa e, na verdade, muitas pessoas gostam de dormir com o filho de quatro patas. Porém, o ideal é que se tenha disponível uma caminha para cachorro e que ele se acostume a dormir lá todos os dias.

Dormir com seu cãozinho pode ser ruim para você e para ele por diversos motivos, como um atrapalhar o sono do outro, por exemplo, ou pelo fato de ele andar por toda a casa e depois subir com as patinhas sujas na cama. Por isso, o mais saudável é que cada um, humano e cachorro, tenha sua própria cama.

No final das contas, acostumar o cachorro a dormir na caminha pode ser uma tarefa desafiadora, então, confira algumas dicas de como fazer seu pet amar o cantinho dele.

Faça associações positivas

Essa dica funciona para os cães para uma série de coisas, portanto, procure sempre fazer associações positivas com o comportamento que você deseja incentivar nele.

Faça com que ele tenha muitas memórias boas em relação à caminha: quando ele estiver nela, dê a ele seu petisco preferido, faça muito carinho e encha-o de elogios, mostrando para ele que coisas legais acontecem quando ele está ali.

Com certeza, ele vai associar esses momentos de felicidade ao local de dormir. O contrário também pode acontecer, por isso, nunca repreenda o cão quando ele estiver na caminha.

Crie uma atmosfera familiar

Além das associações positivas, que serão novas memórias do cachorro em relação à caminha, é bom fazer com que ela já tenha um ar de familiaridade para ele, fazendo com que ele acesse uma memória boa que já existe.

Mas como? Você pode deixar alguma peça de roupa sua na caminha para que ele sinta seu cheiro ou mesmo um brinquedo que ele gosta muito ou sua a cobertinha preferida, associando a cama a coisas que já são agradáveis para ele e que o deixarão ainda mais seguro e familiarizado.

Isso com certeza vai acelerar muito o processo.

Crie um ambiente confortável para ele

Não adianta encher o seu doguinho de reforço positivo se a cama dele não for um lugar tranquilo e gostoso de permanecer. Deixe-a o mais confortável e convidativa possível.

É bom deixar sempre uma cobertinha disponível caso ele sinta frio e posicionar a cama num ambiente onde ele se sinta seguro e protegido.

A maioria das pessoas costuma manter no quarto, deixando o pet tranquilo com a presença do dono, mas sem invadir a privacidade da cama dele.

Se você for deixar em outro ambiente, certifique-se de que seja um local onde ele não tem problema em ficar sozinho. Caso contrário, ele pode até gostar da cama que você preparou, mas não vai gostar de permanecer lá e voltará para a sua cama em poucos minutos.

Mantenha a cama sempre bem higienizada

Sabe aquela sensação gostosa de deitar numa roupa de cama recém-trocada e dormir com aquele cheirinho de limpeza sendo exalado pelos lençóis?

Pois é, para os pets também é muito mais agradável dormir em uma cama limpinha e cheirosa.

Se o seu cão gosta da caminha, mas depois de um período começa a rejeitá-la, pode ser um grande sinal de que aquele local deixou de ser confortável pra ele.

Isso pode ter a ver com a higiene da cama, portanto, lembre-se de lavar com uma frequência de 7 a 15 dias. A frequência vai depender dos hábitos e da pelagem do seu cão.