Vai fazer um site sobre saúde? Veja nossas dicas
Quem tem um blog ou site já sabe que precisa lidar com as constantes mudanças no algoritmo do Google, na verdade, ele vem aprimorando a infraestrutura do seu buscador e dos seus mecanismos que definem a boa posição, ou não, dos sites.
O fato é que dessa forma, o Google, além de se precaver contra práticas indevidas de otimização por parte de alguns blogs ou sites, também contribui para que os internautas possam contar com bons e exclusivos conteúdos.
E se isso vale para blogs e sites comuns, os voltados para a saúde passam por uma peneira ainda mais radical, e isso porque eles, geralmente, tratam de assuntos mais delicados, muitas vezes sobre medicamentos e se não houver um controle maior sobre o conteúdo e suas fontes, a internet pode acabar virando um terreno ainda mais perigoso.
Por conta disso, todo blog ou site sobre saúde precisa estar em acordo com o Manual de Publicidade Médica, baseado na resolução CFM nº 1.974/11, e disponibilizado pelo Conselho Federal de Medicina, o qual estabelece uma série de regras e normas para a criação e a publicação de conteúdos relacionados à saúde.
Sendo assim, não importa se é um site de um consultório médico, ou um plano de saúde sulamerica em Goiás, ou uma clínica do interior do Ceará, é fundamental seguir as regras e normas ditadas pelo Conselho Federal de Medicina.
Dicas básicas para um site de saúde de sucesso
Pronto, agora que já sabe que um site sobre saúde precisa ter um cuidado redobrado com seu conteúdo, agora chegou a hora de conhecer dicas básicas de SEO para ter um site de sucesso. Confira quais são essas dicas!
⦁ crie um blog dentro do site: o blog é fundamental para gerar tráfego e começar um relacionamento com o seu público;
⦁ utilize URLs amigáveis: crie endereços fáceis de gravar, amigáveis, intuitivos e padronizados;
⦁ links internos: são muito importantes, tanto para os buscadores conseguirem entender a hierarquia dos seus conteúdos como para os leitores terem fácil acesso às informações;
⦁ palavras-chave: faça uso dessa estratégia de marketing que, se bem trabalhadas, podem render um bom tráfego ao seu site;
⦁ experiência do usuário: as pessoas acessam sites de saúde para se informar sobre sintomas e possíveis condições ou doenças, por isso, facilite o acesso aos diferentes conteúdos, com botões e menus intuitivos;
⦁ site responsivo: considere que as pessoas, atualmente, acessam mais a internet pelos seus celulares, por isso, invista em um site responsivo, ou seja, aquele que se adapte a qualquer dispositivo;
⦁ otimizações para velocidade: nada pior que um site lento, e que demore para abrir e fazer os redirecionamentos, por isso, otimize as imagens, para que elas não acabem por deixar seu site lento, entre outros fatores que podem prejudicar o carregamento de páginas;
⦁ seguir o Manual de Publicidade Médica: é preciso estar de acordo com as normas e regras definidas pelo Conselho Federal de Medicina;
⦁ conteúdo relevante: de nada adianta seguir as dicas acima se não oferecer um bom conteúdo, sem dúvida, um dos fatores de ranqueamento no Google é oferecer um bom conteúdo, o que é percebido pelo tempo que o usuário fica em seu blog ou site.
E é isso, se quer ter um site sobre saúde, de sucesso, vale seguir essas dicas, priorizando sempre o bom conteúdo e, com certeza, conseguirá criar um site de sucesso.
Mas, não esqueça de monitorar os resultados, realizar pesquisas de palavra-chave, enfim, para oferecer cada vez mais, um conteúdo relevante e conquistar mais leitores e, claro, garantir muitas visitas.