Saiba como a bebida de gim é produzido
Bebida de um drink com gim ao sair com amigos? Conheça como ele é produzido:
Bebidas alcoólicas fazem parte da história da humanidade há séculos. Cada região do mundo tem tradição em algum desse tipo de bebida: no Brasil, é a cachaça; no México, a tequila; em Cuba, o rum; no Japão, o saquê; na República Tcheca, a cerveja; em Portugal, o vinho; entre outros exemplos.
Os amantes de cada bebida não se contentam apenas em desfrutar o seu delicioso sabor, mas também em saber profundamente o histórico dela, como ela é produzida e com que outras bebidas e/ou comidas harmoniza melhor.
Uma bebida que vem ganhando popularidade no Brasil é o famoso gim, cuja fórmula surgiu na Holanda. Se você adora tomar uns bons drinks com gim, veja como essa deliciosa bebida é produzida!
-
O que é
O gim é uma bebida destilada cujos ingredientes principais são o álcool e o zimbro (um condimento obtido de um arbusto). O que o diferencia das outras bebidas destiladas é a sua preparação, que pode ser feita com outros ingredientes, como sementes de cumaru, coentro e cardamomo.
Essa é uma bebida aromática disponibilizada em diferentes tipos, sendo que o mais conhecido é o London Dry gim, que não contém açúcares e apresenta um sabor mais leve, muito consumida em bares.
O gim surgiu na Holanda em meados do século XVII, quando um médico buscava uma medicação para tratar problemas renais. Ele descobriu o gim após misturar o zimbro ao destilado de cereais. Veja como é a produção dessa bebida.
-
Embeber os ingredientes e destilar
A primeira etapa é embeber os ingredientes naturais na base alcoólica, como se fosse um chá. O etanol do álcool extrai o óleo dos botânicos. Em seguida, as bagas de zimbro e outros ingredientes devem ser deixados até 48 horas antes da destilação do produto.
A repetição da destilação produz uma mistura leve e de cor clara, com o diferencial do sabor dos ingredientes vegetais. Por fim, deve-se acrescentar água na medida correta para que a bebida tenha a proporção adequada de álcool. Essa mistura toda é colocada em um recipiente próprio conhecido, como alambique.
Esse líquido é, então, transferido para um reator em alta temperatura que deve macerar os ingredientes. É preciso deixar a mistura em repouso por um tempo, que pode ser horas ou dias.
-
Tipos de gim
Considerando o processo de produção desta bebida, existem basicamente dois principais estilos de gim. Um deles é o dutch, preparado a partir de milho com álcool, cevada e centeio, apresentando um leve sabor adocicado.
O outro é o dry gim (também conhecido como London Dry, citado anteriormente), que apresenta um aspecto mais seco e é preparado com álcool de grãos. Esse segundo tipo pode apresentar um teor alcoólico mais elevado (de até 50%, dependendo da marca escolhida).
-
Retomada nos últimos anos
O gim atingiu o seu ápice de popularidade nos anos 1980, mas depois caiu no esquecimento até o início dos anos 2000, quando foi resgatado por chefs europeus e trazido para menus e drinks nas baladas.
Essa é uma bebida sofisticada, o que explica por que ficou no esquecimento nesses 20 e poucos anos — período em que as pessoas procuravam bebidas de fácil ingestão.
O drink mais tradicional preparado com o gim é quando ele é misturado com a água tônica e limão, produzindo o famoso gim tônica. Quem gosta de deixar o sabor mais sofisticado, vale adicionar gengibre ou pepino, além do limão.
Quem é fã de drink de fruta pode preparar uma gim tônica com frutas como uva, melancia, kiwi e morango. Outro drink bastante famoso feito com gim é o dry martini, que, além de levar essa bebida alcoólica, é feito de vermute e gelo. Para dar o toque final ao drink, coloque uma azeitona no copo.