Como viajar sem gastar muito?

Como viajar sem gastar muito?

viajar

Está planejando uma viagem, mas tem pouco dinheiro para investir nela? Confira as nossas dicas para viajar com pouco.

Viajar é uma delícia! Nada como sair da nossa rotina cansativa, conhecer novos lugares, novas culturas, novos costumes, novas culinárias… Mas sabemos que, dependendo do nosso planejamento, o passeio pode sair mais caro do que o esperado para o bolso.

Esse é um dos motivos que mais impedem as pessoas de sair de casa para conhecer outros lugares, quando, na realidade, não precisa ser assim! A verdade é que é possível gastar pouco dinheiro para viajar, economizar e realizar ótimos passeios — tudo ao mesmo tempo.

Nada como uma boa pesquisa por melhores preços e melhores datas, além de analisar os meios de transportes disponíveis até o local que você deseja visitar. Com um bom planejamento, é possível diminuir os custos e, ainda assim, ter um passeio inesquecível.

Para que você tire do papel os planos de finalmente viajar, vamos te dar algumas dicas para realizar seus desejos sem gastar muito dinheiro. Confira as dicas abaixo!

4 dicas para viajar sem gastar muito

Já adiantamos acima que é possível realizar a viagem dos seus sonhos sem gastar mais do que você pode. Isso porque existem várias alternativas que podem ser colocadas em prática para você economizar dinheiro. Confira abaixo as nossas dicas!

  • Comece pelo planejamento

O planejamento é por onde você deve começar a decidir qual será o itinerário da sua próxima aventura. É nesse momento em que você vai tomar decisões que vão diminuir o orçamento da sua viagem. Aqui, decidimos qual será o destino, o meio de transporte, a hospedagem e os passeios que serão feitos.

Monte seu orçamento diário. É importante saber quanto você pode gastar por dia sem que deixe de fazer algo e sem que termine a viagem sem nada no bolso.

 

Faça pesquisas sobre o local que você vai ficar, o que você encontrar como opções de entretenimento e passeios, os preços da alimentação ao redor, e calcule quanto será o seu gasto. Caso passe desse limite, se adapte às suas outras opções.

  • Antecipe as reservas de hospedagens

Depois de escolher o seu destino e definir quanto dinheiro você tem disponível para o passeio, está na hora de fazer as suas reservas de hospedagem.

 

As hospedagens tendem a ser mais baratas se você realizar as reservas com antecedência.
Em alguns casos, você consegue garantir até mesmo o cancelamento gratuito até alguns dias antes da sua viagem, se houver algum imprevisto.

 

Existem diversas opções de lugares para estadia: hostels, hotéis com preços mais em conta, e até mesmo resorts com pacotes all-inclusive, que muitas vezes podem valer a pena na hora de economizar com a alimentação.

  • Compre suas passagens com antecedência

Em primeiro lugar, escolha o meio de transporte mais econômico dentro da sua realidade. Geralmente, as passagens de ônibus costumam ser mais baratas do que as de avião.

Se o seu destino não for tão distante, essa pode ser uma boa opção.
Caso você queira viajar para um lugar mais longe e que seja inviável por meios de transportes terrestres, se antecipe e compre logo suas passagens.

 

Quanto mais próximo da data de partida, maiores as chances de estarem mais caras do que o usual.

  • Viaje em baixa temporada

Para garantir menores preços, opte por viajar em baixa temporada. Essas são as épocas em que menos pessoas costumam viajar, portanto, tudo tende a se tornar mais barato: as passagens, as hospedagens, os passeios turísticos pela região escolhida e até mesmo as refeições que você fizer.

Se pretende aproveitar alguma estação do ano específica de acordo com o seu destino, como o verão ou o inverno, opte pelos meses de baixa temporada.

Os meses de janeiro, fevereiro e julho são os que muitas famílias aproveitam as férias escolares para viajar! Você pode escolher os meses de março ou agosto, por exemplo, para passear mais tranquilamente.