Como montar um negócio na internet do zero?

Como montar um negócio na internet do zero?

negócio

Montar um negócio na internet e viver do seu trabalho é um sonho que muitas pessoas têm, principalmente para aqueles que não querem ter um chefe reclamando e o aborrecendo. 

Porém, muitos desistem antes mesmo de iniciar por não saberem por onde começar.  

O avanço da tecnologia e da internet tem aproximado as pessoas deste sonho, isso porque elas possuem a opção de ter um negócio na internet.

 

E não precisam gastar ou se preocupar com um espaço físico. Claro que isso dependerá da área escolhida pela pessoa. 

 

Um profissional cabeleireiro não tem como prestar um serviço de beleza pela internet, mas se ele desejar montar uma loja de produtos de beleza, aí sim será possível. 

 

Na maioria das vezes, as pessoas ainda se sentem perdidas e não sabem como fazer e nem por onde começar. Por isso, este artigo traz dicas de como montar um negócio na internet do zero. Confira! 

Dicas para montar um negócio na internet

 

Para apostar suas fichas em um negócio na internet é necessário estudar, fazer um planejamento e ter organização. Isso porque se o empreendedor não souber o que fazer para pôr os planos em prática, ele poderá apenas perder dinheiro e tempo. 

 

  • Escolha da área de atuação 

 

Antes de mais nada é preciso escolher qual será a área de atuação, afinal tudo iniciará a partir dessa escolha. 

 

Para realizar essa escolha é preciso, sobretudo, pensar com clareza em seus gostos, habilidades e competências. Afinal, o empreendedor investirá dinheiro, dedicação, tempo, trabalho e os seus sonhos. 

 

Por isso, pense sobre o retorno financeiro, mas também pense naquilo que te dará mais prazer e satisfação. 

 

  • Planejamento e captação de recursos 

 

Antes de iniciar o negócio, mesmo sendo virtual, é preciso planejá-lo. O empreendedor precisa conhecer as despesas para montá-lo. Mesmo sendo uma loja virtual, provavelmente será necessário a compra de produtos e até equipamentos. 

 

Após realizar um planejamento e conhecer os valores necessários, o empreendedor precisará captar esses valores. 

 

Caso ele não disponha dessa quantia, o empreendedor tem a opção de aguardar mais um tempo para juntar o capital, como também pode solicitar um empréstimo em uma instituição bancária ou ainda conseguir um sócio para dividir as despesas e os lucros. 

 

  • Escolha uma plataforma para realizar as vendas 

 

Se no negócio de lojas físicas é necessário buscar pelo espaço ideal, nas lojas virtuais não há muita diferença. Isto é, será preciso escolher qual será a plataforma usada para montar a sua loja virtual. 

 

A escolha dessa plataforma dependerá de alguns fatores, como por exemplo, o tipo do produto. Algumas pessoas vendem produtos físicos, enquanto outras vendem produtos digitais, como é o caso de cursos à distância ou e-books. 

 

A empresa pode montar o e-commerce em seu próprio site, assim como pode vender por meio de plataformas especializadas em abrigar lojas virtuais. É o caso do Mercado Livre, Elo 7, Hotmart e entre outras.  

 

Alguns empreendedores ainda optam pela venda em suas próprias redes sociais. 

O mais importante é que sua loja ofereça uma experiência agradável aos clientes. 

 

Para isso é necessário entender o que o cliente deseja e o que ele procura. 

 

  • Mantenha presença nas redes sociais

 

Ainda que a escolha seja vender pelo seu próprio site ou por uma plataforma de lojas, o empreendedor necessita ter um perfil ativo nas principais redes sociais.  

 

Estes perfis devem estar sempre atualizados e ser o canal de comunicação com o cliente. 

A escolha da melhor rede social vai variar conforme os hábitos do seu público-alvo. Portanto, não deixe de estudar e conhecer seu público. 

 

  • Invista em Publicidade 

 

Muitos empreendedores cometem o grande erro de não investir em publicidade. Deixam de lado porque acham que é um dinheiro mal investido e sem retorno, mas estão completamente enganados. 

 

As empresas grandes só se tornaram grandes porque investiram muito em marketing. E, atualmente, esse investimento é feito no digital, o que é extremamente eficiente e muito mais barato que uma propaganda no horário nobre da tv, por exemplo. 

 

Só que para realizar um trabalho mais eficiente e profissional, o ideal é contratar profissionais qualificados. Além disso, é necessário ter uma estratégia de marketing e separar um valor para essas ações. 

 

Dá pra estudar e fazer por conta própria sim, mas para atingir um outro nível é preciso de ajuda profissional.  

 

Não é nada inteligente chamar o sobrinho para cuidar do marketing só porque ele gosta de computador. Lógico que no início vale, mas assim que a coisa melhora um pouco, deve se profissionalizar a estratégia. 

 

  • Formalização 

 

Muitos dos novos empreendedores brasileiros vivem na informalidade. Ou seja, eles trabalham sem os devidos documentos legais para exercer o seu ofício. 

 

Isso ocorre, principalmente, com os pequenos empreendedores. 

Hoje, existe uma ótima solução para se formalizar: o MEI. A formalização é rápida e pela internet.

 

 Possuir um CNPJ ajuda na vinda de investimentos. Investidores e bancos só investirão dinheiro no seu negócio se ele estiver formalizado, pois ele precisa passar certa segurança. 

Vale a pena montar um negócio online?

 

Sem dúvidas, abrir um negócio online é uma ótima ideia para quem tem determinação e vontade de trabalhar. Porém, se capacite e faça as coisas da melhor forma possível!

 

Vale lembrar que os consumidores estão buscando por produtos e serviços a todo o momento na internet e se você não tiver um negócio online está perdendo a oportunidade de vender mais.

 

Digamos que João tem uma pequena loja de eletrônicos e já estamos no período em que mais vende, denominado “Black Friday”. 

 

Os consumidores nessa época pesquisam bastante por diversos tipos de produtos antes de realizar as compras.

 

Dentre os termos mais pesquisados nessa época encontramos: celular na Black Friday e notebook em promoção. 

 

Então, se João estivesse com seu negócio na internet bem estruturado estaria faturando alto nesse período, pois os consumidores estão procurando pelos mesmos produtos que ele vende , concorda?

 

Considerações finais 

Portanto, empreender pode parecer um caminho não tão simples, mas com dedicação e estudo, certamente será menos complicado e os resultados serão os melhores.