Serviços: a contratação e segurança do funcionário

Serviços: a contratação e segurança do funcionário

Serviços

Os serviços de motoboys não são novos na sociedade, mas com a globalização se tornaram ainda mais necessários e indispensáveis. Isso se dá pelo fato de que muitas pessoas realizam compras online ou por telefone, sendo necessária uma entrega de produtos de forma rápida e ágil.

Com isso, os motoboys trabalham na entrega de alimentos, produtos de supermercado, farmácia e até mesmo, cosméticos.

Diante disso, muitos empreendedores têm investido na abertura de empresas que prestem serviços de motoboy de forma terceirizada. Mas, para isso, é necessário se atentar a alguns detalhes que serão abordados ao longo do texto.

A contratação de um motoboy

Diante da importância que os serviços de motoboy representam para a sociedade, é possível investir na prestação de serviços de motoboy para a realização de entregas.

Essas empresas contratam motoboys e prestam esse serviço de forma terceirizada para outras empresas. Neste processo de contratação é importante apresentar o contrato motoboy, que deve conter:

  • O regime de contratação, se CLT ou não;
  • A quantidade de horas semanais;
  • Os dias da semana;
  • O regime de escala;
  • A questão da remuneração e benefícios;
  • A duração do contrato (se temporário ou não).

Isso é importante porque apresenta também algumas regras, normas a serem seguidas e direitos do profissional contratado. Além disso, o profissional precisa obter documento para entrega de documentos para que sua contratação seja efetivada.

Geralmente, esses documentos variam entre cadastro de pessoa física e registro geral, carteira de trabalho, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e foto 3×4.

A prevenção de riscos em serviços

Toda profissão envolve riscos em sua execução e por isso, as empresas desenvolvem estratégias para mitigar ou minimizar esses riscos, com o objetivo de garantir a integridade do funcionário, assim como a qualidade em todos os processos.

Mas, não é somente o risco à vida que deve ser mitigado. Uma empresa precisa se prevenir diante de outros riscos, desde perdas, falta de gerenciamento de estoque, até a prevenção de riscos ao ambiente.

Por isso, existe o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), que foi desenvolvido a partir de normas regulamentadoras.

Esse tipo de risco ambiental não está necessariamente vinculado à natureza (que é regulado por outra norma), mas ao risco no ambiente de trabalho.

Por exemplo, funcionários podem estar em um ambiente que proporcionam acidentes, em locais de riscos de explosão e até mesmo de incêndio, não terem equipamentos de proteção individual e realizarem atividades repetitivas, que causam danos à saúde.

Estamos falando a respeito de empresas que realizam o serviço de entrega, mas imagine a aplicação, por exemplo, do PPRA posto de gasolina. O posto de gasolina é um local altamente perigoso porque existe o contato com substâncias químicas inflamáveis e explosivas.

A função deste Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) é criar e desenvolver projetos e técnicas que tornem esse ambiente de trabalho muito mais confiável e seguro aos funcionários.

De modo geral, são considerados como ambientes de riscos, os locais que:

  • Possuem produtos químicos inflamáveis;
  • Estão expostos a altas ou baixas temperaturas;
  • Apresentam radiação;
  • Estão submetidos a vibrações e ruídos;
  • Contam com elementos contaminantes, vapores e gases;
  • Contam com agentes biológicos, como vírus e bactérias.
  • Apresentam elementos que podem ser absorvidos por via respiratória.

Neste caso, o PPRA posto de combustível é um bom exemplo para compreender que esses riscos precisam ser levados em consideração quando um programa de prevenção for criado.

Falando acerca de um programa ou projeto de prevenção de acidentes, é importante pensar nesse cenário dentro de uma empresa que oferece serviços de motoboy.

O motoboy entregador precisa ter equipamentos de proteção individual como botas, luvas, capacete com viseira, além de contar com instrução e orientação técnica para ter boas condutas no trânsito.

É fundamental que a empresa invista nisso com o objetivo de evitar acidentes de motos, que muitas vezes, acabam sendo fatais.

Sendo assim, a ideia é preservar a integridade desse funcionário seja na entrega documentos, de alimentos, remédios e outros elementos solicitados pelos clientes.

Criando planos de prevenção, a empresa consegue obter um bom diferencial competitivo no mercado, porque irá oferecer um serviço com maior qualidade e responsabilidade de que aquele ambiente corporativo tem todos os cuidados para preservar a saúde e qualidade de vida dos colaboradores.

Portanto, isso é importante também para agregar uma boa imagem para a empresa diante dos clientes e conseguir captar novas empresas parceiras.