Explore os quatro tipos de quadras de tênis, de argila a sintética
As quadras de tênis possuem uma variedade de superfícies que podem ser benéficas para o seu jogo, dependendo do seu estilo de jogo. Embora você possa jogar tênis em praticamente qualquer superfície, depois de descobrir seu estilo de jogo, você pode discernir qual tipo de superfície melhor se adapta ao seu jogo e usá-la a seu favor na próxima partida de tênis.
4 tipos de quadras de tênis
Existem alguns tipos principais de superfícies de quadra de tênis, como:
Quadras de tênis duras
As quadras duras são um dos principais tipos de quadras comumente encontradas em parques, centros recreativos, clubes e escolas. Composto por várias misturas de asfalto e concreto, quadras duras também contêm uma camada superficial de acrílico (como tinta ou revestimento) para selar a superfície e fornecer um nível de amortecimento.
Quadras de superfície dura têm menor absorção de energia do que quadras de saibro, fazendo com que a bola de tênis salte mais alto e se mova mais rápido. As quadras duras são uma quadra versátil, o que as torna ideais para a maioria dos tipos de jogadores de tênis. O US Open e o Australian Open são os únicos dois torneios do Grand Slam que usam uma quadra dura.
Quadras de tênis de saibro.
As quadras de saibro vêm principalmente em duas formas diferentes: a quadra de saibro vermelho é uma mistura grosseira feita de tijolo e a quadra de saibro verde, que é um metabasalto triturado, também conhecido como Har-Tru.
Esses materiais secam muito mais rápido do que a argila padrão, que raramente é encontrada nas superfícies das quadras de tênis modernas.
Devido às suas superfícies texturizadas, as quadras de saibro apresentam a superfície mais lenta para a velocidade da bola. High-bounce serve como topspin são mais fáceis de retornar nesta superfície devido à velocidade reduzida da bola. Essa velocidade reduzida faz os pontos durarem mais, o que é ideal para jogadores de linha de base que têm um estilo de jogo mais defensivo.
Quadras de saibro são um pouco mais fáceis para o corpo humano, pois a superfície absorve mais choques e também permite que os jogadores deslizem para o lugar em vez de pará-los completamente, conservando um pouco de sua energia. O Aberto da França é o único Grand Slam que usa quadra de saibro. Os profissionais Roger Federer e Rafael Nadal são considerados dois dos melhores jogadores em quadras de saibro até hoje.
Quadras de tênis de grama.
Quadras de grama, também conhecidas como quadras de gramado, costumavam ser o tipo mais comum de superfície de quadra de tênis. No entanto, devido ao seu alto custo e manutenção, as quadras de grama são menos comumente usadas do que as de piso duro e de saibro. Uma superfície de grama consiste em grama cortada em solo compactado e é o tipo de quadra mais rápido, oferecendo rebatidas de bola baixas e ralis mais curtos.
Esta superfície rápida também oferece uma vantagem para jogadores com grandes saques, pois a bola é mais difícil de retornar para iniciar o ponto.
Existem muitas variáveis de como uma bola se comporta em uma quadra de grama, como quantos jogadores a jogaram antes, com que frequência ela é cortada e a saúde geral e a qualidade da própria grama. Enquanto todos os quatro torneios do Grand Slam costumavam usar quadras de grama, Wimbledon é atualmente o único que ainda possui uma quadra de grama.
Quadras de tênis sintéticas.
Para a maciez e sensação de uma quadra de grama sem a manutenção, algumas instalações públicas e privadas podem optar por uma quadra de grama sintética. Quadras sintéticas geralmente contêm fibras plásticas de grama com melhor durabilidade e menos manutenção do que uma quadra de grama padrão. A
cobertura de areia que cobre a superfície de uma quadra de grama sintética protege a quadra das condições climáticas, permitindo que seque mais rapidamente e tornando-a menos suscetível ao desgaste com o tempo. Os materiais usados não são tóxicos e não estão sujeitos a pragas como a grama real.