Composições e ensinos em ambientes escolares
As escolas são instituições fundamentais na vida das pessoas, é nelas que se passam grande parte da vida, no mínimo até os primeiros 17 anos. Dentro de uma escola se aprende muitas coisas, como as matérias escolares tradicionais, como ciências, história, geografia, matemática, entre outras.
No Brasil é obrigação dos governos vigentes, federais, estaduais e municipais, construir instituições para que todas as crianças e adolescentes tenham condições de ter uma educação qualificada e que estimule o desenvolvimento dessas pessoas enquanto elas não podem estar em suas casas.
A entrada em instituições de ensino varia de família para família. Alguns precisam colocar seus filhos nas creches bem cedo, pois não conseguem ficar com eles durante o período de trabalho.
Outras já têm maior flexibilidade, e decidem colocar suas crianças nas escolas um pouco mais tarde. O certo é que é obrigação de todos estarem matriculados em escolas ao menos até completarem o ensino regular tradicional, passando por, principalmente, três etapas: ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio.
Ensinos extras nos ambientes escolares
Além dos ensinos tradicionais que mencionamos, cada vez mais é necessário que as escolas disponibilizem opções extras de ensinos, de campos diversificados. Os tipos de ensino que podem ser propostos devem ser diferentes de acordo com a idade dos alunos.
Não é possível explicar a mesma coisa para um adolescente, que está no ensino médio, que para um bebê que está em bercarios particulares, que são instituições voltadas para bebês ainda bem pequenos.
Essa educação extra pode ser estimulada nas creches, mas ainda com conceitos e ideias mais diversas de diversão e entretenimento.
Entre algumas ideias interessantes que podem ser aplicadas, e que estimulam a criatividade e ajudam no desenvolvimento das crianças pequenas, temos, por exemplo:
- Período de brincadeiras;
- Clube de leitura;
- Aulas de esportes;
- Desenho;
- Brincadeiras musicais.
Dessa forma, escolas para bebês e crianças pequenas, como um colegio educandario, ajuda no desenvolvimento da criança em diferentes aspectos, importantes para que essas crianças consigam se sentir à vontade no ambiente escolar mesmo estando longe dos pais, o que costuma ser uma tarefa bastante trabalhosa, principalmente no começo.
No ensino fundamental, onde as crianças entram por volta dos 6, 7 anos, fica mais fácil desenvolver essas atividades.
Nessa idade, as crianças já estão mais desenvolvidas cognitivamente, já aprenderam a ler e escrever, e portanto, conseguem absorver conteúdos mais aprofundados em diversos campos.
Até por isso, é nessa idade que elas têm os primeiros contatos com as matérias regulares que mencionamos na introdução.
Entre as ideias que citamos na nossa lista acima, as escolas podem escolher essas opções e aplicá-las dentro da instituição, contratando profissionais em diversas áreas para ensinar os alunos diferentes conteúdos, como aula de canto para iniciantes.
Identificação de alunos e professores
No Brasil, a grande maioria das instituições de ensino público ou privado, principalmente, durante o período de ensino regular obrigatório, optam por decidir que os alunos devem estar devidamente uniformizados, por uma questão de identificação e controle de entrada desses alunos.
Em algumas escolas, é obrigação também que os professores e demais profissionais também estejam utilizando um uniforme empresarial personalizado, como forma de identificação desses profissionais, controle do acesso, dos horários de trabalhos, e também para facilitar a comunicação dos alunos com os diversos profissionais que trabalham nessas instituições de ensino.
Composição do espaço
Para finalizar, é preciso abordar alguns aspectos da composição do ambiente escolar que são fundamentais para que alunos e profissionais tenham a melhor experiência possível.
No âmbito profissional, é importante que professores e demais trabalhadores escolares tenham uma sala de reunião, para que eles possam conversar para decidir algumas ações que serão tomadas na escola, planejamento de ensino, discutir ideias variadas, entre outros pontos.
Esse espaço é essencial também para que esses profissionais conversem com os pais sempre que necessário, principalmente, em reuniões de pais e mestres.
A alimentação também é outro aspecto essencial do convívio escolar. É preciso que exista, por exemplo, cantinas e merendas. Uma cantina é onde os alunos podem comprar itens variados de alimentação.
Já a merenda é um espaço reservado para que os alunos possam se alimentar gratuitamente. A merenda, normalmente, é servida em um espaço de refeições coletivas, onde os alunos se sentam em cadeiras e mesas umas próximas das outras.