5 cuidados que você deve tomar com o projetor
Seja para o uso pedagógico, reuniões corporativas ou, até mesmo, para assistir filmes na sala de estar, o projetor é um equipamento indispensável.
O principal objetivo do dispositivo consiste na ampliação de imagens e vídeos em um telão. Dessa forma, visualizar até as coisas mais pequeninas se torna possível.
No entanto, é preciso cuidar do aparelho para não surgir problemas com o tempo, como falhas de conexão, defeitos na projeção e etc. Geralmente, estes problemas se dão por conta do uso constante do aparelho.
Por conta disso, separamos 5 cuidados que você deve tomar com o projetor. Continue a leitura a partir dos próximos tópicos.
1. Manter a proteção durante o transporte
O projetor para sala de aula precisa ser, constantemente, transportado, principalmente se não for propriedade da escola ou universidade em questão.
Sendo assim, um dos principais cuidados que o proprietário deve ter é justamente com o transporte do aparelho.
Veja algumas dicas para manter a integridade do projetor em viagens:
- Encapar o projetor;
- Colocar o aparelho em um local protegido;
- Utilizar uma maleta especial;
- Transportar em local menos movimentado.
Cabe destacar que os projetores têm peças muito delicadas e caras. Ou seja, qualquer impacto ou queda pode danificar o dispositivo, obrigando o proprietário a gastar com a manutenção de projetores.
Para que isso seja evitado, o ideal é optar por bolsas e maletas para transporte. A solução impede danos que podem ser causados por possíveis impactos, quedas e qualquer outra ocasião que prejudique a integridade do projetor.
2. Limpeza das lentes
Limpar as lentes do projetor com regularidade pode fazer toda a diferença no que diz respeito à vida útil do equipamento.
A prática impede o acúmulo de poeira e sujeira, dois dos principais fatores que causam superaquecimento e redução da vida útil da lâmpada.
Para ter uma ideia, a lampada para projetor sony é um dos itens mais procurados em lojas especializadas, justamente por causa de problemas atrelados ao mal funcionamento desta.
Cabe salientar que as partes internas do projetor só devem ser limpas por um técnico especializado.
Em suma, o recomendado é fazer a limpeza a cada 3 meses. Se utilizado com veemência, o ideal é limpar o projetor semanalmente.
3. Evitar ambientes quentes
O projetor, assim como a maioria dos eletrônicos, necessita ser operado em ambientes refrigerados. Isso porque o equipamento possui um sistema de refrigeração igual ao de notebooks e computadores.
Sendo assim, usá-lo em local mais fresco evita ter que levá-lo ao conserto de data show.
O superaquecimento pode acontecer por conta da lâmpada, presente no aparelho. Quando ela esquenta (durante longas horas de uso) pode danificar outros componentes internos do projetor, ocasionando a queima do mesmo.
4. Desligar os aparelhos corretamente
O desligamento de um projetor influencia diretamente na durabilidade do produto e na vida útil da lâmpada. Ou seja, o desligamento inadequado interfere na função atribuída ao cooler, interrompendo o processo de resfriamento.
Assim sendo, o recomendado é consultar o manual do produto e verificar a maneira certa de se fazê-lo.
Ainda assim, também é possível entrar no site do fabricante e procurar pelo modelo do projetor em questão. Afinal, é melhor evitar problemas, e ter que levar o aparelho ao conserto de projetor.
5. Tomar os cuidados necessários com a lâmpada
Em tese, a lâmpada é o componente mais importante de um projetor, uma vez que a maioria dos cuidados deve ser com ela.
Em contrapartida, não seguir os cuidados básicos pode diminuir a vida útil do componente até pela metade – assim como estipula o fabricante.
No caso do projetor portatil para professor, o cuidado deve ser redobrado, pois o aparelho é muito pequeno e precisa de cuidados especiais, principalmente durante o transporte.
Quando esses cuidados são ignorados, o resultado pode ser visto em sala de aula, como falhas na projeção, dificuldade para ligar o equipamento e falhas de conexão com o notebook ou computador.
Parece exagero, mas os projetores são muito sensíveis e necessitam de todos os cuidados mencionados ao longo deste artigo.
DICA EXTRA
Utilizar o projetor sempre no modo econômico da lâmpada é uma excelente prática e que reflete diretamente na vida útil do componente. Os outros modos podem ser acionados, sem problema, mas somente se a iluminação do local estiver reduzida.
No entanto, na maioria dos casos, o uso econômico é bem-vindo, porque mesmo com baixa iluminação os projetores são capazes de desempenhar um bom trabalho.