5 dicas para abrir sua própria padaria
Montar uma padaria talvez seja a melhor ideia para se livrar da crise. Parece loucura, mas o setor de alimentação continua em constante desenvolvimento no Brasil e movimenta cerca de R$ 300 bilhões todos os anos.
Não é para menos, todas as pessoas precisam se alimentar, e isso independe das condições financeiras.
O setor de panificação é um dos que mais gera lucro para quem investe, uma vez que o café da manhã padrão do brasileiro é composto por café, pão e leite.
De acordo com os dados da Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip), o setor movimenta mais de R$ 80 bilhões por ano.
Sendo assim, não vai faltar clientela para o estabelecimento. Portanto, confira uma lista com 5 dicas para abrir a sua própria padaria.
1. Planejamento
Antes de abrir qualquer empreendimento, a primeira coisa a ser feita é o planejamento.
Se planejar é manter uma estratégia pronta, o que garante mais flexibilidade durante as ações tomadas ao longo da gestão. Veja o que deve conter em um planejamento:
- Abertura do CNPJ;
- Licenças e alvará de funcionamento;
- Contratação de funcionários;
- Equipamentos para o funcionamento do local.
- Cursos de Confeitaria
Cabe destacar que é muito importante ter um capital para investir, pois uma padaria precisa de vários equipamentos para funcionar.
2. Localização
Escolher o melhor lugar para inaugurar a padaria é outro passo importantíssimo. Esse tipo de estabelecimento é de caráter competitivo e para conquistar clientes é preciso oferecer um serviço de qualidade.
O recomendado é pensar no público-alvo que deseja atingir. Normalmente, as famílias são os principais consumidores de padaria.
Assim sendo, o ideal é pensar em uma instalação num local que contenha um grande número de casas e apartamentos.
3. Não só de pão viverá o cliente
Quem é que nunca passou em uma padaria para tomar um cafezinho? Para evitar o preparo constante da bebida, o ideal é procurar uma empresa que ofereça o aluguel de máquina de café expresso.
Além de ser mais prática e cômoda, o sabor do café expresso geralmente agrada bastante o consumidor.
Além disso, pensar em outros tipos de alimentos para vender é uma boa ideia para garantir mais vendas. Neste caso, pizzas e esfihas costumam ter saída constante em padarias.
Um forno esteira pizza facilmente daria conta da demanda em uma padaria de pequeno a médio porte, por exemplo. Cabe destacar que oferecer maior variedade é o pontapé inicial para fidelizar os clientes.
4. Escolha certa das máquinas
Muitas pessoas têm dúvida sobre quais máquinas compõem uma padaria. Equipamentos, como balcão refrigerado, forno e chapa são os mais pesquisados entre os interessados em montar esse tipo de estabelecimento.
Por conta disso, separamos uma lista com máquinas indispensáveis numa padaria. Veja:
- Amassadeira;
- Balança Digital;
- Mesa de Inox;
- Modeladora;
- Divisora de Colunas;
- Batedeira Profissional;
- Fôrmas;
- Fornos;
- Câmara de Crescimento;
- Ultracongelador;
- Armário e esteiras;
- Resfriador;
- Balcões;
- Balcões Refrigeradores;
- Fatiadeira;
- Máquina para cortar frios;
- Geladeira;
- Freezers Verticais;
- Veículo para entregas.
Em linhas gerais, esses são os principais equipamentos e máquinas utilizados em uma padaria. Ainda assim, cabe destacar que os assados vão a fornos diferentes do usado para os pães.
Para assar outros tipos de alimentos, como as esfihas, o ideal é investir em um forno para esfiha. Para assar empadas, bolinhos e tortas, recomenda-se optar por um forno específico.
5. Foco no atendimento
Quando tudo já estiver montado e preparado, a dica final consiste focar no atendimento ao público. Isso porque o contato humano é um dos fatores que vão definir se o cliente voltará ou não àquele estabelecimento.
Ou seja, pessoas treinadas e simpáticas são capazes de cativar o público-alvo. Quem é que não gosta de chegar a um lugar novo e ser bem recepcionado?
Além disso, outra coisa que tem dado muito certo é o processo de degustação para os clientes.
Nos primeiros meses, disponibilizar uma cafeteira expresso é uma boa forma de fazer com que os clientes se sintam em casa e mais habituados. Assim, eles voltarão com regularidade.
Dica extra:
Antes da inauguração, crie uma página da padaria em cada rede social e faça a divulgação do estabelecimento.
Usar a estratégia do cafezinho grátis pode pescar alguns visitantes. Assim como diz o ditado popular: a propaganda é a alma do negócio. E, sem alma, ninguém é capaz de viver!