A automação comercial e outros processos importantes
Uma empresa precisa se atentar para uma série de processos que ajudam no desenvolvimento cotidiano do negócio. Por exemplo, é necessário ter atenção sobre onde fazer exame admissional para os novos contratados, treinamentos e também sobre as questões operacionais e gerenciais.
Os elementos citados anteriormente, são base para todos os negócios. Afinal, tanto o gerenciamento quanto as funções geram dados que precisam ser organizados, principalmente, para que tudo flua de forma adequada e correta.
Assim, é preciso adotar uma série de medidas que permitem a diminuição dos custos e o aumento da lucratividade. Alguns optam pela terceirização de portaria limpeza e serviços já que essa modalidade de contratação é mais econômica e o negócio não perde nem em lucratividade nem em desempenho.
Neste artigo abordaremos algumas metodologias empregadas por negócios que permitem uma melhor gestão e também um melhor desempenho em suas atividades cotidianas e rotineiras.
Processos de automação comercial para um melhor desempenho
Um dos pontos mais procurados atualmente pelas empresas é o de automação comercial. Automatizar significa criar processos e métodos que são feitos de modo autônomo, quase sempre, utilizando-se de ferramentas e softwares.
Eles podem ser aplicados em escritorio de contabilidade, supermercados, escolas e muitos outros negócios. A automação com o uso de sistemas e equipamentos gera informações mais bem apuradas e gerencia os dados de forma mais harmônica, permitindo que tomadas de decisão sejam mais rápidas.
Sem automação comercial os processos são realizados de forma manual, o que pode gerar lentidão e erros durante a execução dos processos. Assim, os planos de automação permitem:
- Padronizar;
- Automatizar;
- Otimizar;
- Agilizar.
Todas as rotinas, sejam de empresa facilities sp ou de outros negócios é beneficiada. Abaixo trataremos os tipos de equipamentos usados para automação comercial.
1. Processos que envolvem o uso de impressoras
As impressoras são muito importantes para o ponto de venda, principalmente para o fechamento desta. Impressoras mais tecnológicas e com sistemas inteligentes permitem a impressão de notas fiscais de forma mais rápida.
Algumas empresas optam pelo serviço de outsourcing de impressão, que consiste na terceirização de sistemas de impressão, tornando mais rápido e eficiente. Junto ao outsourcing, é utilizado o software de bilhetagem de impressão que veremos com mais detalhes.
2. Leitor de código de barras
Os leitores de código de barras são essenciais para que os produtos sejam lidos e contabilizados no caixa. São dois modelos principais, o código de barras de mão e o de mesa. Um é móvel, tem menos custo e é composto por um feixe de luz que deve ser direcionado para o código para que seja lido.
Já o fixo tem um custo maior, mas é mais rápido e tem diversos feixes de luz. Enquanto um é indicado para lojas com menor movimento, este outro é indicado para locais com maior movimento.
3. Computadores
Por fim os computadores são as peças centrais para uma automação comercial mais adequada, principalmente porque é um dos responsáveis por processar a venda.
Possui entradas USB que podem ser conectados aos periféricos como os leitores de código de barras, além de teclados, gavetas e impressoras. Também são usados softwares para integrar e gerenciar tudo.
Os totens de autoatendimento
Um equipamento que vem chamando a atenção dos comércios e vem sendo empregado em muitos setores é o totem autoatendimento.
Este é um terminal em que o próprio cliente pode operar sem a necessidade de ser acompanhado por funcionários. Junto a este totem existe um software que permite que todos os processos sejam realizados de forma única e objetiva.
O totem pode ser usado para diversos fins e está atrelado a uma tecnologia versátil e que garante a automação, podendo ser usado para : registro e pagamento de pedido, compra de itens, emissão de senhas e adição de itens e serviços comprados.
Os software de bilhetagem de impressão
Para que as impressoras sejam contabilizadas e os serviços sejam mensurados, empresas que usam muito o serviço de impressão adotam um software de bilhetagem de impressão.
Esse software permite que as cópias feitas sejam contabilizadas, registra o que foi impresso, quem realizou a impressão e também os dias e horários em que cada impressão foi realizada. Isso permite identificar erros e também custos acima do normal.
Deste modo é uma forma de automação comercial, principalmente, por permitir a otimização do processo. Sem automação um negócio pode ruir, portanto, é necessário investir nestes processos para que a empresa tenha o sucesso esperado.