A escola do século: novas concepções

A escola do século: novas concepções

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Uma escola infantil integral ou que possui foco na formação de ensino médio precisa prestar atenção no mundo que os rodeia e focar na construção de um novo tipo de negócio.

Ao falarmos das escolas privadas, enxergamos nela um potencial de inovação muito maior nas escolas públicas, já que estas dependem de Secretarias e Diretorias de Ensino, não tendo a escola grande autonomia em sua gestão.

Assim, as escolas privadas para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo buscam atualizar suas ações dentro do mercado, apresentando aos alunos e aos seus pais novos métodos de aprendizagem que culminam na chamada escola 3.0

Desse modo, hoje, as escolas estão mais atentas as transformações que ocorrem no nível da sociedade, no que tangem as mudanças culturais e sociais, focados na necessidade de criar cidadãos conscientes, que saibam dos seus direitos, deveres e responsabilidades.

Portanto, a escola deixou de ser apenas um espaço de ensino mecânico, mas sim, um espaço em que os cuidados com a criança e o adolescente são levados a sério para a criação de novos pensamentos sobre a sociedade.

Neste artigo abordaremos os elementos da escola 3.0 e ideias que as escolas particulares podem investir em seus estabelecimentos.

A escola 3.0 compreendendo melhor

A escola 3.0 é um conceito que se refere as escolas do século XXI, ou seja, o modelo ideal para esse tempo de transformações tecnológicas e o acesso a internet, principalmente, questões sobre o que ensinar em tempos em que a informação e o conhecimento já estão disponíveis.

São por essas e outras que é fundamental entender esse conceito, afinal, é ela que ajuda escolas privadas a se destacarem, por promoverem a união, a preparação do cidadão mais preparado.

A escola 3.0 é uma definição nova e que distingue a escola 1.0 e a escola 2.0. A escola 1.0 se refere ao ensinamento dos gregos, por meio das academias que tinham um mestre e variados discípulos, um dos exemplos mais comuns são Jesus e seus doze discípulos, Sócrates e Platão.

A escola 2.0 é aquela que mais se aproxima do modelo de hoje, e tem um caráter industrial e do fim do século XIX. O conhecimento é como na indústria, sem sala privativa, diversos alunos enfileirados, tarefas repetidas e mecânicas e a preparação para o mercado.

Já a escola 3.0 aparece com a Revolução Tecnológica promovida pela internet. Aqui, o ambiente é híbrido, virtual e presencial, e os docentes transformam o espaço em um local de compartilhamento, lidando com situações-problemas e resoluções de conflitos.

Assim, além da tecnologia em sala de aula, a estrutura da escola se beneficia com local, como o uso de catraca eletrônica com biometria.

Os princípios da escola 3.0 são:

  • Os alunos são motivados a serem curiosos e criativos;
  • Professores e alunos produzem juntos;
  • Os alunos usam tecnologias para realizar tarefas;
  • O aluno aprende a desenvolver soluções para problemas.

Essa metodologia pode ser aplicada com muito sucesso nas escolas privadas, principalmente, por terem um ambiente mais controlado, atentando-se para o desenvolvimento dessas ações.

Que resultam em uma escola mais orgânica, saudável e que se preocupa em todos os aspectos da vida da criança ou do jovem, que vão da segurança alimentar até a escolha profissional.

Ideias para que a escola possa implementar

Além da implementação de metodologias de escola 3.0, as escolas privadas podem investir em uma série de outros aspectos que trabalharemos aqui.

1. Trabalhar competências do século XXI

Hoje não basta apenas saber, mas é preciso entender como aplicar esses conhecimentos na realidade, e uma das coisas que a escola privada pode investir é no desenvolvimento desse método.

Assim, os educadores junto aos alunos devem desenvolver conhecimentos que permitem que se desenvolvam na realidade.

2. Usar jogos e brincadeiras no ensino

O uso de jogos e brincadeiras é um processo inovador no ensino, e por um motivo bem simples, permite um desenvolvimento motor, físico, social e cognitivo bem grande.

Assim, com a mediação do professor essas brincadeiras e jogos ajudam na construção de pensamentos e raciocínios lógicos.

Assim, vimos que as escolas privadas podem investir no uso de metodologias da escola 3.0 e no uso de competências do século XXI e brincadeiras para tornar o aprendizado muito mais efetivo.