Educação: Como obter lucro com serviços
A educação é o bem mais precioso que podemos passar para as crianças, pois o aprendizado adquirido é útil em todos os momentos da vida.
Para os empreendedores que buscam uma forma de fazer a diferença no mundo, investir em um estabelecimento educacional é uma forma de garantir a aprendizagem com valorização de profissionais e uma programação diferenciada de estudos.
É preciso se destacar diante da concorrência, com uma instituição sólida e compromissada com o futuro dos profissionais que atuarão no mercado de trabalho nos próximos anos.
Para atrair pais, mães e responsáveis pelos alunos, é preciso se atentar para alguns pontos escolares, como:
- Método educacional;
- Profissionais capacitados;
- Atividades extracurriculares;
- Ambientes apropriados.
As matérias voltadas para o escola fundamental 1 todas as escolas possuem. Para um empreendimento de sucesso é preciso ser diferenciado.
Além de uma localização privilegiada e profissionais preparados e com formação pedagógica apropriada, a estrutura imobiliária precisa ser espaçosa.
Educação: diferenciais chamam atenção positiva
Alguns serviços relacionados a um estabelecimento educacional podem ser atrativos, que permitem a escolha por parte dos responsáveis para a educação das crianças.
Por isso, um planejamento é a melhor forma para definição de processos-chave, como custos mensais fixos, preparação de materiais, mobiliários e adaptações necessárias para uma escola particular de qualidade.
A formalização de parcerias de serviços também é uma maneira de chamar a atenção para o estabelecimento educacional. Um exemplo são os transportadores escolares, que podem ser divulgadores da escola e, ao mesmo tempo, prestarem serviços conjuntos em momentos oportunos.
Do ensino básico, passando pelo fundamental até o médio, a responsabilidade no trajeto entre a residência e o estabelecimento educacional precisa de cuidados com a segurança. Isso é observado a partir do momento em que é preciso atravessar uma rua.
Outras parcerias que podem ser formadas estão relacionadas a cursos extracurriculares, como aulas de idiomas, atividades físicas como natação, escolinhas esportivas, dança e cultura.
A música invade as escolas
Entre as atividades extracurriculares que podem ser um diferencial dentro das escolas particulares a aula de musicalização infantil se tornou uma presença constante nas salas das crianças menores e também de outras turmas.
Educadores passaram a levar diferentes instrumentos musicais para dentro das salas de aula e também para ambientes como os pátios de recreio e ambientes preparados para este tipo de atividade.
Como a música faz parte da vida das pessoas de todas as formas, introduzir as canções dentro da realidade escolar é uma maneira de transformar cultura em educação. É fácil reproduzir lições em ritmos musicais, pois estimula outras áreas do cérebro, como a criatividade e a associação de palavras e sons.
A falta de espaço não pode ser uma desculpa, pois essa também é uma oportunidade de estabelecer parcerias como outras empresas, como uma escola de musica infantil, para fortalecer a marca em outros ambientes além dos limites do empreendimento escolar.
Além disso, é possível encontrar instrumentos diferenciados, como baterias, percussão e pianos, pois eles não possuem uma mobilidade fácil e precisam ser estabelecidos em um local apropriado para o aprendizado.
Uniformização de alunos e funcionários
Outra formalização de parceria se dá com empresas que produzem uniformes escolares, com calças, bermudas, saias, blusas e confecção de camiseta com o logo e o nome da escola estampados em áreas de fácil visualização.
Para as empresas que trabalham no setor têxtil, o desenvolvimento de roupas apropriadas para crianças e adolescentes faz parte dos negócios, assim como vestuários apropriados para os funcionários, como equipe de segurança, de limpeza, administrativo e quadro de professores e professoras.
A confecção de uniforme pode englobar roupas apropriadas de acordo com as estações do ano, assim como as atividades praticadas nas aulas de artes, nas aulas de educação física e para o uso no dia a dia. A criatividade das cores e o logo pode ficar a cargo de uma equipe de comunicação visual.
As propostas pedagógicas devem atender às leis de diretrizes básicas do Ministério da Educação, além de legislações educacionais estaduais e municipais.
Um estabelecimento educacional também deve apresentar documentos obrigatórios, como:
- Regimento escolar;
- Proposta pedagógica;
- Plano de atividades;
- Comprovantes empresariais.
A divulgação de uma empresa faz parte da planejamento comercial, com propagandas em veículos de comunicação, redes sociais e empresas relacionadas e parcerias, como os próprios transportadores escolares e comércios que promovem aulas extracurriculares.
A atualização constante de materiais didáticos e a reciclagem dos professores e demais profissionais que fazem parte do quadro de funcionários é importante.
Estabelecer um canal de comunicação com os pais, responsáveis e alunos mantém um diálogo aberto e passível de correções e adaptações necessárias para um mundo em constante mudança, sempre para melhor.