Tecnologias voltadas para os pequenos mercados
Empreender é um processo bastante complexo, que envolvem muitos aspectos, que vão desde ideias de negócio com pouco dinheiro, até franquias que precisam de mais investimento.
Um dos negócios que mais crescem é dos supermercados e minimercados, sendo este último o segundo maior em número de pequenos negócios.
Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) há cerca de 415 mil estabelecimentos de mini mercados, que representa cerca de 6% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, e correspondendo com 35% das vendas no setor supermercadista.
Neste sentido, os mercados sempre estão procurando inovar adotando ações tecnológicas para aumentar suas vendas como as compras delivery por meio de sites e aplicativos.
Também novas formas de organização e ação estão presentes nestes espaço e ao longo desse artigo abordaremos elementos que podem ser usados nesse negócio, tanto em pequenos supermercados como em médios e grandes estabelecimentos.
Tecnologia a favor dos mercados
A tecnologia transformou a sociedade, principalmente, dando mais dinamismo as relações e aos processos de compra e venda. O setor dos supermercados é um dos setores que mais se modificaram com o advento das tecnologias de integração via internet.
Tanto é que atingiu variados aspectos, desde o modelo de balança digital 150kg usados, até a gestão dos estoques que se tornou mais otimizada e mais automatizada.
No entanto, o que mudou mesmo com o acesso a tecnologia é a maneira de se relacionar com os clientes, e a modernização das lojas que optaram em alguns casos pelo self-checkout.
São muitas as soluções tecnológicas usadas tanto por minimercados como grandes redes.
Algumas dessas soluções são:
- Self-checkout;
- Adega inteligente;
- Mapas de calor;
- Software de gestão.
Compreendendo as tecnologias
Abaixo falaremos com mais detalhes sobre algumas das tecnologias empregadas em supermercados, tornando-o muito mais eficiente e seguro.
1. Software de gestão
Gerir com qualidade é uma tarefa bastante complexa, ainda mais nos mercados onde ocorrem muitos processos, desde cobrar sacolas plasticas até recebimento de produtos e gerência de estoques.
Por conta disso, é preciso de uma ferramenta que seja capaz de reunir todas essas informações e o acesso seja facilitado.
A grande ferramenta usada são os chamados software de gestão. Esse software integra todos os setores do estabelecimento, registra dados e otimizam tempo.
Há muitos softwares, tanto para pequenos mercados, como para grandes e médios estabelecimentos. Com um software de gestão, o supermercado se torna mais seguro.
2. Lojas com self-checkout
Os mercados, sejam pequenos ou grandes podem alterar completamente a forma da loja com a adoção tecnológica do self-checkout. Isto significa que o cliente que faz o próprio atendimento do caixa, na modalidade autoatendimento.
Por meio de um caixa, totalmente, moderno e automatizado, o cliente paga, coloca as compras em sacola supermercado (podendo ser ajudado por um funcionário do mercado) e vai embora.
Apesar de grande parte da tecnologia self-checkout ser usado em grandes mercados, mercados pequenos estão adotando esse modelo, para diminuir custos.
3. Mapas de calor nos mercados
Os mapas de calor são ferramentas usadas para definir o layout do mercado. Funciona da seguinte maneira, câmeras com sensores de calor são instaladas em diversos locais do mercado, e o movimento dos clientes durante um tempo.
As imagens geradas são transformadas em um mapa que mostram os locais mais quentes, ou seja, que mais tempo os clientes ficam ou que vão.
Com isso é possível identificar quais são os pontos que mais chamam a atenção do público, e quais são as áreas em que eles passam menos tempo.
Com essas informações é possível identificar qual que é a melhor área para colocar o balcão caixa com vitrine, o melhor espaço para determinada seção, e como prepara o fluxo do mercado, tornando ele mais agradável de se caminhar.
4. Aplicativos
Os aplicativos são indicados para mercados que estão em transição de pequenos para médios estabelecimentos. Com os aplicativos os consumidores podem ter vantagens como cupons, descontos digitais e ofertas exclusivas, além de poder fazer todas as compras online com direito a entrega em casa.
Portanto, os mercados, são importantes estabelecimentos comerciais e que são considerados essenciais para a manutenção do cotidiano.
Assim, a tecnologia veio como um suporte transformando como encaramos esses espaços. Desse modo, quem deseja abrir um mercado, se optar pelo uso das tecnologias estará em grande vantagem da concorrência.