O que não pode faltar em sua casa de repouso?
A fixa etária população está cada vez maior e isso se dá por conta do avanço da medicina e da melhora da qualidade de vida. No entanto, algumas famílias por conta da correria do dia a dia e do trabalho intenso não têm muito tempo para passar o dia com o idoso e por isso, optam por uma casa de repouso.
Nesse lugar, ele consegue ter atenção profissional, criar amizades e ter interações e cuidados necessários.
Para o ramo dos negócios, abrir uma casa de repouso pode ser uma ideia bastante interessante, no entanto, não se deve pensar somente no lucro, mas na qualidade de vida dessas pessoas também.
Se você tem um negócio nessa área ou pensa em abrir um, esse artigo é para você.
Abrindo uma casa de repouso ou um asilo
Abrir um asilo ou casa de repouso para idosos é uma tarefa que envolve múltiplas responsabilidades. A escolha do local é fundamental, pois deve trazer segurança e conforto aos moradores.
Além disso, é importante definir o público-alvo. Por exemplo, será um asilo para senhoras, para homens ou misto? Isso é importante para definir como serão os quartos, banheiros e até mesmo, áreas de lazer.
Pensar na segurança desses cômodos é fundamental também, como instalação de barras, tapetes protetores, pisos antiderrapantes e contar com uma equipe técnica e especializada para o monitoramento dos idosos. Sobre isso, falaremos a seguir.
Contratação dos profissionais qualificados
São os profissionais de saúde e o cuidador de idosos que lidará diretamente com o seu público. Por isso, a contratação desses profissionais deve ser feita com muita responsabilidade.
Os idosos precisam de cuidados especiais no que se refere à locomoção, e em muitos casos, alguns apresentam problemas de saúde que são mais comuns nessa idade.
Por isso, o empreendedor deve realizar a contratação de vários profissionais de saúde assim como os cuidadores para auxiliar no cuidado com os idosos.
Geralmente, esses profissionais podem ser:
- Enfermeiros;
- Técnicos de enfermagem;
- Psicólogo;
- Educador físico;
- Nutricionista;
- Assistente social;
- Fisioterapeuta;
- Fonoaudiólogo;
- Cuidador.
Para a contratação desses profissionais é importante que eles tenham formação ou curso técnico, além de especialização para o cuidado de idosos.
Com isso, os pacientes conseguirão ter uma assistência completa, tanto do ponto de vista corporal mas também psicológico. Esses cuidados são importantes no momento de atrair as famílias para sua casa de repouso.
Outras atividades
Além disso, em um asilo ou casa de repouso é fundamental pensar em atividades que consigam exercitar os idosos, pensando na particularidade de cada um.
A prática de exercícios pode aumentar a qualidade de vida, fortalecer o sistema imunológico e ainda, aumentar a capacidade neurológica. Uma dica bastante interessante é apostar em atividades recreativas que exercitem o cérebro e o corpo.
Alguns exemplos são:
- Alongamentos;
- Caça-palavras;
- Hidroginástica;
- Circuitos (para interação com outros idosos);
- Agachamentos.
Além disso, existem exercícios específicos para a melhora do equilíbrio e postura desse idoso, assim como particularidades de exercícios no caso de idosos acamados ou pessoas em cadeiras de rodas.
Por isso, contratar um educador físico é tão importante para auxiliar na elaboração dessas atividades, com os respeitos às particularidades.
E se engana quem pensa que idoso não pode ganhar massa muscular. Isso é mito, com orientação é possível ter qualidade de vida.
Pensando nesses cuidados, é fundamental unir a prática esportiva com a boa alimentação. Para quem deseja ter qualidade de vida, comer alimentos ricos em proteínas, fibras, vitaminas e minerais é fundamental para a prevenção de várias doenças.
Na fase idosa, esse cuidado com a alimentação deve ser ainda maior para não piorar doenças como hipertensão ou diabetes, ou acabar facilitando o seu desenvolvimento.
Para isso, é importante que os responsáveis pelo asilo contem com um serviço de entrega de comida fitness, que seja mais saudável, orgânica e livre de agrotóxicos.
Esse cardápio deve ser feito por uma nutricionista, que conhecerá cada paciente assim como suas necessidades.
Além disso, é importante cuidar da segurança do estabelecimento, do asilo e casa de repouso. Muitos empreendedores apostam na contratação de uma empresa terceirizada para realização das atividades.
Para isso, a equipe utiliza um uniforme para segurança, tanto para facilitar a identificação, mas também como um elemento a mais de proteção. Outros elementos de segurança podem ser utilizados como alarmes e instalação de câmeras de segurança.