4 ideias de negócios para quem deseja empreender
Seja por necessidade ou pelo desejo de ter mais autonomia nos negócios, o empreendedorismo têm se tornado realidade para muitas pessoas. Das empresas de Içamento de Cargas ao carrinho de pipoca, há vários nichos de mercado que podem inspirar a criação de empresas.
Segundo uma pesquisa, mais de 60% dos novos empreendedores brasileiros abriram um negócio após identificar uma oportunidade de mercado.
Se você deseja abrir uma empresa e não sabe por onde começar, saiba que preparamos este artigo justamente para trazer ideias de negócios para quem deseja empreender.
Gostou do assunto? Continue lendo este post e inspire-se para dar o primeiro passo!
1. Coleta de resíduos
Em áreas como a indústria e a construção civil, a geração de resíduos, como restos de cimento, tijolos e outros materiais é comum.
De acordo com a legislação, toda empresa que gera algum tipo de lixo também precisa se responsabilizar pela coleta e destinação adequada.
Por isso, investir em um negócio especializado no aluguel de caçamba de entulho 24 horas e transporte de resíduos pode ser um bom nicho de mercado.
Além de atender empresas e empreiteiras, os empreendimentos que funcionam como um ‘disk caçamba’ também podem atender às demandas de órgãos públicos que realizam obras nas vias públicas ou trabalham com a coleta de galhos de árvores por conta de quedas ou serviços de poda.
Considerando que a responsabilidade socioambiental na coleta de resíduos é uma política que deve ser adotada pelas empresas que acabam poluindo o meio ambiente, o setor especializado em caçamba de entulho 24 horas abre muitas possibilidades para o mundo do empreendedorismo.
2. Transporte e Içamento de Cargas
A logística não é uma necessidade presente só no transporte de resíduos e sim em uma série de operações dentro das empresas.
Entrega de mercadorias, transporte de máquinas pesadas, serviços de guincho e outras demandas relacionadas fazem o setor de transporte e Içamento de Cargas ser promissor na hora de empreender.
Isso vale tanto para as transportadoras e empresas de transporte particular quanto para os empreendimentos que fazem locação de veículos e máquinas que otimizam a logística das empresas.
3. Venda de equipamentos para empresas
Na hora de montar um comércio, todo empresário precisa recorrer a diversos fornecedores para ter uma infraestrutura adequada.
A venda de equipamentos como freezer, balcões vitrine expositora estufa para alimentos, geladeiras e outras estruturas pode ser uma ótima oportunidade para atender esse público.
Trabalhar com equipamentos, aliás, é um nicho que pode ser aproveitado para diversas áreas.
Existem empreendimentos que focam somente na produção e revenda de equipamentos e recursos hospitalares. Outros são focados apenas no fornecimento de máquinas para as indústrias e, da mesma forma, há negócios que atendem o comércio, ao oferecer itens como a vitrine expositora estufa e outros utensílios. Ideias é o que não faltam.
4. Abertura de franquias
Se você não tem uma ideia concreta de negócio e quer apostar em algo que já deu certo de alguma forma, buscar empresas que trabalham com sistema de franquia pode ser uma alternativa.
Na prática, as franquias funcionam da seguinte forma: o dono da marca é o franqueador e o microempreendedor entra com um capital de investimento para usar a marca dentro de um modelo que já funciona no mercado.
O lado bom de empreender dessa forma é que a pessoa já tem referências do mercado, sabe mais sobre as estratégias que estão dando certo e investem em um negócio que já tem uma aderência perante o público.
Ao se tornar um representante comercial de uma certa marca e revender os produtos, isso também pode ser considerado uma espécie de franquia.
Independente do segmento ou do produto, empreender com franquias traz as seguintes vantagens:
-
Seu negócio se desenvolve a partir de uma marca já conhecida no mercado;
-
É comum contar com o auxílio do franqueador na parte burocrática da empresa;
-
O crescimento coletivo da marca também é sinônimo de sucesso para você;
-
Você investe em produtos que já foram testados no mercado.
Agora que você conheceu um pouco mais sobre as ideias de negócios que podem te ajudar a entrar no mundo empreendedor, é importante destacar que o principal requisito para abrir a própria empresa é ter coragem.
Afinal de contas, lançar uma empresa no mercado não significa que você terá sucesso e lucro imediatamente. Empreender é um exercício diário que requer estratégia, paixão e busca por desenvolvimento contínuo.
Por isso, escolher uma área que você gosta de trabalhar e consegue enxergar um propósito é muito importante para o sucesso na jornada como microempreendedor.