Segurança do trabalho e suas especializações
Um ambiente de trabalho é cercado de possíveis falhas, que podem gerar acidentes, por isso que existe o que é chamado de Segurança do Trabalho.
A segurança do trabalho, ou então a consultoria em segurança do trabalho SP, é uma ciência que visa estudar como os colaboradores, dentro do ambiente de trabalho, podem cuidar da saúde, aumentando assim a qualidade de vida do ambiente.
A segurança do trabalho no Brasil é definido por diversas leis e é definida como um Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, conhecido também como SESMT.
É regulamentada por uma portaria do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE) e também pela Norma regulamentadora nº4 (NR-4), além de possuir algumas legalidades definidas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), e ratificadas pelo Brasil.
Esse procedimento, além de obrigatório, organiza atividades de prevenção de acidentes, aponta quais são os equipamentos importantes para o desenvolvimento da função, além também de definir os tipos de treinamentos que um grupo de colaboradores deve seguir, como por exemplo, a NR 35, a nr 10 e assim por diante.
Mas, afinal, o que é segurança do trabalho?
De maneira mais aprofundada a Segurança do Trabalho nada mais é que um departamento da empresa ou então um serviço terceirizado, que tem como responsabilidade criar ações e procedimentos necessários para que os acidentes de trabalho não ocorram.
Além de evitar a proliferação de doenças e também doenças ocupacionais, como a tendinite. As doenças adquiridas no trabalho, normalmente, são fáceis de serem detectadas, isso porque, os colaboradores devem passar pelo exame admissional, que vai avaliar a saúde eles, antes do inicio das funções.
Um dos tipos de treinamentos que a segurança do trabalho realiza é a de higiene ocupacional segurança do trabalho.
Higiene ocupacional do trabalho
A higiene ocupacional também pode ser conhecida como um tipo de Higiene do Trabalho e também como Higiene Industrial, tendo diversos objetivos, por exemplo, reconhecer, avaliar e também fazer o controle dos riscos ocupacionais nos ambientes de trabalho.
A Higiene ocupacional é uma das partes da chamada Segurança do Trabalho. Existem algumas etapas da Higiene ocupacional:
1. Antecipação de riscos: essa fase é de muita importância, principalmente porque lida com todos os possíveis riscos, e tomam-se medidas preventivas antes que qualquer instalação industrial seja colocado.
2. Reconhecimento dos riscos: nessa etapa do processo de higiene ocupacional, temos a classificação e a identificação de diferentes agentes, tanto biológicos, como químicos e físicos, existentes no ambiente de execução das funções. Assim, se identificam procedimentos de rotina, processos e também equipamentos.
3. Avaliação dos riscos: aqui se avaliam a quantidade de riscos e suas possíveis consequências.
4. Controle de riscos: aqui, é efetuado um sistema de controle dos riscos, por exemplo, a utilização de equipamentos de segurança para diversos trabalhos. Assim, existem os equipamentos para trabalho em altura, em ambientes hostis, por exemplo, o uso do cinto de segurança.
Equipamentos de proteção individual
Os EPI’s, ou chamados equipamentos de proteção individual, são de suma importância para que os colaboradores desenvolvam suas funções de maneira plena e segura.
São diversos os equipamentos de proteção individual existentes e que a segurança do trabalho insiste em fazer campanhas para mostrar sua importância.
São EPI’s, como por exemplo:
- Capacetes;
- Botas;
- Coletes de sinalização;
- Luvas.
Os capacetes são um dos principais tipos de proteção de cabeça, e precisam ser usados tanto para as áreas cobertas, como também nos espaços descobertos.
A proteção é feita para que objetos não caiam na cabeça dos trabalhadores, ou seja, evitando pancadas na cabeça. Há também capacetes específicos para proteção contra radiação solar e eletricidade.
Já as botas são extremamente importantes para que os colaboradores não venham a sofrer com derrapagens em locais escorregadios ou molhados, contra também arranhaduras e objetos cortantes e afiados. As botas também são importantes para que se evite picadas de animais peçonhentos.
Os coletes de sinalização por sua vez, são usados mais em trabalhos em altura, com o intuito de sinalizar que está ocorrendo uma obra. Os coletes de sinalização são usados com diversos outros tipos de equipamentos, como por exemplo cintos e cinturões, além de trava-quedas.
Dessa maneira, vemos que os equipamentos de segurança são itens importantes para o desenvolvimento de uma segurança do trabalho adequada e eficiente.
Assim, podemos destacar um fato bastante interessante, que a segurança do trabalho é importantíssima para que a empresa tenha seus processos controlados e altamente seguros, dando conforto tanto ao colaborador como aos empresários.