A importância de regulamentar e otimizar processos
Após a abertura de um novo negócio, é preciso investir em otimização de processos e na regulamentação exigida por lei. Isso é importante não apenas para facilitar grande parte das atividades diárias, como também para estar sempre dentro das exigências fiscais estabelecidas para cada cidade, de acordo com o tipo de negócio.
Uma forma bastante conhecida de otimizar processos é com a aplicação de diferentes sistemas de automação, que tornam alguns tipos de procedimentos mais fáceis, rápidos e muitas vezes independentes.
É muito comum que indústrias invistam nesse tipo de upgrade, gerando uma capacidade maior de produção e conseguindo assim atender a um maior número de clientes.
Também é comum ver que estabelecimentos especializados em alimentação investem na automação de seus equipamentos, tornando a rotina mais dinâmica e eficiente.
Diferentes aplicações de automação de processos em estabelecimentos
A automação pode ser vista em diferentes aplicações, tais como:
- Sistemas de pedidos e pagamentos;
- Sistema integrado entre várias unidades;
- Adaptação de maquinários;
- Sistema de monitoramento;
- Controle de iluminação;
- Abertura e fechamento de portas;
- Entre outros.
Os sistemas de pedidos e pagamentos podem ser muito práticos para um estabelecimento. Neles, é possível cadastrar previamente todos os produtos que são comercializados no local. Desse modo, durante um pedido, não é necessário perder muito tempo com descrições, digitando apenas um código que preenche os campos automaticamente.
Além disso, muitos sistemas já possuem integração com a emissão de cupom fiscal ou Nfe. Assim, após o pagamento do pedido, ocorre a impressão da nota ou o envio por e-mail.
Ainda é possível integrar esse sistema em várias filiais da mesma empresa, facilitando o controle das transações, que pode ser obtido por meio de relatórios e consultas online.
Uma outra possibilidade de automação é a adaptação de maquinários já utilizados no local. Para isso, é preciso contratar uma empresa de automação comercial que fará uma análise técnica do equipamento e desenvolverá uma solução eficiente para automatizar os processos realizados pela máquina.
Mais um importante meio de automação é o de sistema de monitoramento. Nele é permitido visualizar de maneira abrangente diferentes ambientes de um local, de modo a acompanhar a movimentação e proporcionar maior segurança para os frequentadores do estabelecimento.
Além disso, o controle de iluminação e a abertura e fechamento de portas são outros tipos de automação que podem ser feitos de maneira simples, com a instalação de sensores especiais ou de controladores que podem ser acionados por meio de aplicativos de celular e tablet.
O investimento na automatização de processos é cada vez mais importante, pois garante maior agilidade na realização de atividades, otimizando os processos e oferecendo mais conforto para um determinado ambiente.
A relevância de investir em melhorias internas
É possível perceber o quanto o investimento em melhorias pode significar mais eficiência interna na rotina de um negócio. Isso porque muitas vezes o uso de um simples equipamento pode gerar menos esforço para se atingir uma mesma meta.
Um exemplo claro disso é o uso do módulo fiscal eletrônico ceará, que permite a comunicação interna de um estabelecimento diretamente com o órgão responsável pela autorização das notas fiscais emitidas.
Antes do surgimento desse equipamento, era preciso recolher um arquivo com todos os cupons fiscais e enviar para o contador, que utilizava um sistema próprio para envio de NFs para o órgão.
Após a instalação do sistema, é possível realizar o envio das informações contidas na nota fiscal em tempo real, tornando o processo muito mais eficiente. Mesmo quando ocorre interrupção no sistema de internet, o módulo é capaz de armazenar as informações, concluindo o envio após o retorno do sinal.
Outra maneira interessante de perceber o quanto é importante investir em melhorias é medir o desempenho dos funcionários.
Em uma pizzaria, por exemplo, um funcionário que tenha frequentado um curso de pizzaiolo sp zona leste certamente vai mostrar maior domínio técnico na execução de atividades do que um colaborador que não tenha feito nenhum tipo de curso profissionalizante.
Nesse sentido, é possível entender que empregar equipamentos de automação e atribuir uma melhor capacitação em mão de obra garante maiores resultados.
Tanto a curto prazo, possibilitando que a realização de uma determinada tarefa possa ser concluída em um período muito menor, quanto a longo prazo, colhendo maiores lucros e empregando cada vez mais pessoas, levando a um crescimento sustentável do negócio.