8 habilidades para dominar o SEO
Apesar de já existir há algumas décadas, o SEO ainda não é ensinado em muitas faculdades ou mencionado na maioria dos currículos de marketing, como cursos complementares.
Os profissionais de SEO vêm de várias origens. Alguns são programadores, alguns são empresários, alguns comerciantes tradicionais, e alguns jornalistas.
Não existe uma lista consistente de habilidades de SEO de que todos precisam, mas há algumas habilidades que todos os profissionais de SEO precisam para se destacar.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para você aprender a desenvolver essas habilidades.
Principais habilidades que todo profissional de SEO precisa
Aqui estão as oito principais habilidades que todo profissional de SEO precisa conhecer.
1. Pensamento Crítico
Isso é difícil de medir, mas é importante para os profissionais de SEO serem capazes de ter uma mente analítica capaz de diferenciar correlação e causalidade.
O SEO deve analisar os dados e entender o porquê das coisas. Há muitas maneiras de medir isso. É interessante se perguntar para ajudar a entender o processo de pensamento, e a concluir a melhor estratégia para aquela situação, ou projeto.
Supondo o que projeto seja para um neurocirurgião no RJ, é interesse entender todos os porquês deste projeto, assim, você será capaz de entender as exigências de seu cliente.
2. Habilidade de falar e escrever
Um profissional de SEO que pode fazer sua própria pesquisa de palavras-chave e conteúdo é incrivelmente mais valioso, afinal será preciso escrever sobre diversos assuntos, como até mesmo tratamento para tireóide. Não estamos apenas falando sobre escrever artigos como este, ou falar em total concordância verbal.
É legal que o SEO possa convencer as equipes internas e os clientes a fazerem a coisa certa e isso vem de palestras e apresentações de textos, estudos de caso, pontos de vista, etc. Tudo isso engloba habilidades de conversação e redação .
O SEO requer não apenas confiança, mas também a habilidade de destilar ideias e pensamentos complexos.
3. Habilidades técnicas e de programação
Tenho certeza de que haverá algum debate sobre isso. Estou igualmente certo de que há toneladas de profissionais de SEO fazendo um trabalho incrível no momento, sem nenhum conhecimento de programação.
A verdade é que eles poderiam estar fazendo um trabalho ainda mais incrível com algum conhecimento de programação.
Como profissionais de SEO, fazemos recomendações sobre velocidade da página, renderização, carregamento lento, redirecionamentos do lado do servidor, marcação de microdados e tags HTML básicas.
Todas essas conversas serão mais fáceis se você puder falar com o desenvolvedor e oferecer insights, em vez de apenas demandas.
Entender de onde o desenvolvedor está vindo quando ele recua é incrivelmente útil para reconciliar as diferenças.
Estimar o nível de esforço versus o impacto de SEO também é fundamental.
Não estou dizendo que os profissionais de SEO precisam ser capazes de escrever código, mas eles precisam entender as implicações de codificação das mudanças que eles pedem e o que isso acarreta para os desenvolvedores, quais são os erros e objeções comuns e até mesmo como superar eles.
À medida que os mecanismos de pesquisa como o Google, evoluem para usar mais aprendizado de máquina e PNL, há uma diversas coisas legais que um profissional de SEO pode fazer com nossos conjuntos de dados atuais.
Os programadores de SEO de hoje estão fazendo coisas incríveis com dados e código que os ajudam a obter vantagens em insights e trabalho vencedor.
Nosso conhecimento de programação e cursos anteriores em recuperação de informação nos ajudaram a entender o que era possível e o que não era possível. Esta é uma vantagem inestimável.
4. Habilidades sociais
Muitos profissionais de SEO muito inteligentes sabotaram suas carreiras por meio de seu comportamento em bares ou nas redes sociais.
Lembrete: o evento da conferência ou o bar do hotel nunca é o lugar para tentar procurar um encontro.
Esse é um ótimo lugar para falar sobre teoria e táticas SEO, como está o blog dos seus parceiros o ambiente descontraído e privado, sem blogs e tweets ao vivo, às vezes resulta em profissionais de
SEO compartilhando dicas e truques que eles não compartilham publicamente.
A maioria das pessoas em um evento de SEO não está interessada em discutir sobre política, ou ouvir sobre aquele problema específico que só se aplica ao seu site, e leva 10 minutos para ser explicado.
No entanto, eles vão adorar ouvir sobre coisas novas e emocionantes que você viu ou fez.
Trabalhe suas conversas, trabalhe seu tom de voz, e esteja sempre pronto para compartilhar ou receber ideias.
5. Habilidades analíticas
Os profissionais de SEO podem economizar muito tempo se puderem fazer login no Adobe ou no Google Analytics e extrair seus próprios dados.
Uma compreensão básica dos KPIs de negócios também é necessária para uma estratégia de SEO adequada.
É legal você obter certificação da Adobe e do Google Analytics porque, mesmo que eles não estejam extraindo os dados, a compreensão ajuda, mas também, na maioria das vezes, acabamos extraindo os dados.
Se você não conseguir extrair e segmentar dados, provavelmente está perdendo alguns insights.
6. Habilidades de dados
Extrair os dados não é suficiente. Às vezes, você precisa manipulá-lo um pouco para obter os insights de que precisa. Muitos profissionais de SEO que não conseguem realizar as tarefas mais simples no Excel.
Ao longo da minha carreira, criei inúmeros modelos do Excel que ajudam a resolver os problemas do dia a dia.
Atualmente, não é suficiente apenas usar o Excel.
Alguns profissionais de SEO são capazes de criar painéis no data studio, usar várias APIs para extrair mais dados (console de pesquisa, google NLP, lighthouse, adwords, várias ferramentas, etc.) e entender o suficiente sobre bancos de dados .
Também nesta categoria está a matemática! Ainda vejo tantos estudos de correlação e análises estatísticas ruins que realmente não dizem o que o autor pensa que eles dizem.
Uma compreensão básica de conceitos estatísticos pode ajudar um SEO a determinar não apenas o que medir, mas “como” medi-lo.
7. Impulso, Motivação e Adaptabilidade
O marketing não é um daqueles empregos que você deixa no escritório todas as noites. Ele permanece com você em seu cérebro.
Para ser realmente ótimo no SEO hoje em dia, você precisa ter o impulso interno que o força a continuar aprendendo .
Seja uma nova linguagem de programação, uma nova estratégia dos mecanismos de pesquisa como Google, uma nova tática para um blog de uma clínica de olhos em Jundiaí ou a compreensão do aprendizado de máquina, sempre há algo para aprender.
SEO também requer adaptabilidade. O marketing digital muda, precisamos nos reinventar e nos adaptar a todo momento.
8. Um senso de humor
Lidamos com muitos altos e baixos na indústria de SEO, e muitas vezes em um ritmo acelerado.
É importante às vezes dar um passo para trás e lembrar que não estamos salvando vidas, estamos apenas fazendo marketing.
Por mais estressante que o trabalho possa ser, a maior parte pode esperar até amanhã. O senso de humor ajuda muito a tornar nosso trabalho muito mais agradável e produtivo.
Saiba dar pausas para a sua mente, quando se sentir cansado. Se você estiver escrevendo, por exemplo, sobre um médico alergista no RJ, dê uma pausa, e retorne depois.
O segredo de ser um profissional de SEO bem sucedido é saber pontuar todo o seu dia, até mesmo seu humor.
Considerações finais
Como vimos ao longo deste guia, as 8 habilidades, são habilidades que podem ser afloradas por todo profissional. Coloque em prática as estratégias corretas, e verá suas campanhas alcançarem sucesso.
Estude, tenha paciência e principalmente queira crescer como um profissional de SEO.
Conteúdo escrito por Monique Horrana da Kop Animado.