8 dicas para quem tem filhos com alergia

8 dicas para quem tem filhos com alergia

alergicos

Saiba quais são os cuidados que devem ser tomados com crianças que sofrem de alergia

Infelizmente, algumas crianças são mais vulneráveis a determinados alimentos, produtos e ambientes. Por esse motivo, caso seu filho sofra de alergia, é fundamental adotar certos cuidados no dia a dia.

 

Optar por um edredom antialérgico, por exemplo, pode garantir que o pequeno tenha boas noites de sono e evitar que crises alérgicas sejam desencadeadas durante a noite.

 

Além disso, existem diversas outras formas de preservar a saúde das crianças nesse sentido. Pensando nisso, neste artigo, reunimos oito dicas que vão ajudar você a cuidar do seu filho. Acompanhe a leitura!

1 – Mantenha janelas e portas abertas 

Um dos pontos que mais contribuem para o bem-estar de crianças alérgicas é manter a casa arejada.

 

Por esse motivo, sempre que for possível deixe as portas e as janelas abertas para permitir a entrada de luz e a circulação do ar no ambiente.

 

Essa ação ajuda a evitar o acúmulo de poeiras e sujeiras que facilitam o aparecimento de fungos e ácaros.

2 – Utilize desumidificador de ar

Um dos aparelhos que mais ajudam no combate às alergias é o desumidificador de ar, uma vez que, para se manter vivo, o ácaro precisa de uma umidade superior a 60%.

 

Portanto, investir nesse aparelho é uma forma de proteger seu pequeno, evitando as incômodas crises alérgicas.

3 – Instale esterilizadores de ar

Outro aparelho bastante útil é o esterilizador de ar, que purifica o ar ao eliminar vírus, fungos e bactérias por meio do circuito interno do seu sistema, que pode chegar a 320°C.

 

A eficácia do esterilizador está ligada ao ciclo biológico dos micro-organismos causadores de alergias, visto que os ácaros precisam dos fungos e, com a ausência, ou eles fogem ou morrem.

4 – Mantenha o ambiente limpo

Mesmo seguindo as dicas anteriores, se a alergia do seu pequeno estiver relacionada a fatores respiratórios, a limpeza do ambiente será fundamental para evitar reações.

 

Portanto, crie uma rotina de limpeza a fim de manter tudo em ordem, livre de sujeira e poeira.

5 – Cuide das roupas 

As roupas que seu pequeno usa precisam ser de material adequado para não desencadear alergias, além de estarem sempre limpinhas, é claro.

 

Tecidos de lã pura ou muito fibrosos devem ser evitados, uma vez que, em contato direto com a pele, podem causar fortes irritações, além de também serem desencadeadores de alergias respiratórias.

 

Dessa forma, prefira sempre as roupas de algodão, pois elas são mais confortáveis e menos agressivas nesse sentido.

6 – Incentive a prática de exercícios e a boa alimentação

As atividades físicas são importantíssimas para o bom desenvolvimento das crianças alérgicas. Por esse motivo, este hábito deve fazer parte da rotina, assim como uma dieta balanceada, rica em nutrientes, que promove um efeito positivo na saúde do corpo.

 

Essas iniciativas conseguem melhorar a disposição, o condicionamento físico, a respiração e, ainda, fortalecem o sistema imunológico dos pequenos.

7 – Evite contato com animais de estimação

Apesar de fofos e adoráveis, o contato das crianças alérgicas com os bichinhos de estimação deve ser evitado. Isso porque os pelos desses animais podem causar reações respiratórias e irritações na pele.

 

Além disso, a saliva e a descamação da pele desses animais também podem desencadear reações alérgicas.

8 – Faça um acompanhamento com especialistas

As alergias, assim como qualquer outra disfunção do organismo, devem ser acompanhadas por um médico especialista.

 

Diante disso, leve seu filho a um alergista para que ele possa entender o quadro clínico apresentado e, consequentemente, passar-lhe as devidas orientações sobre prevenção, controle e tratamento.

 

Existem outras dicas mais específicas para cada tipo de alergia que também podem ajudar os pequenos que sofrem com esse distúrbio, mas, a partir dos pequenos cuidados gerais que listamos, certamente a qualidade de vida do seu filho melhorará consideravelmente.