8 dicas para acertar na decoração da sua loja
O varejo de decoração brasileiro começou 2018 com o pé direito. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que houve uma alta de 0,9% no setor em janeiro. Em junho, o crescimento acumulado chegava a 2,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Apesar de animadores, os números impressionantes não garantem que um novo negócio do segmento será bem-sucedido.
É preciso investir tempo e dinheiro em pesquisa, na elaboração de um plano de negócio e na gestão do orçamento.
Além disso, há um elemento muito importante, mas que, muitas vezes, é renegado: a decoração.
Afinal de contas, tanto a fachada quanto o interior da loja são fundamentais na atração e manutenção de uma clientela cativa.
Confira algumas dicas para acertar no projeto e aumentar as chances de sucesso da sua loja:
1 – Reforçar a identidade da marca é essencial
Toda marca precisa de um projeto de comunicação visual. Trata-se de uma série de elementos que a tornam facilmente reconhecível, tais como:
- Paleta de cores;
- Adornos, como arabescos;
- Logomarca;
- Tipografia.
Entretanto, o uso destes elementos não deve se restringir à fachada ou às sacolas: é preciso que eles estejam presentes da decoração. Felizmente, isso é simples: a inserção dos tons da identidade na decoração já é suficiente.
2 – Deixe o ambiente confortável para os clientes
Quanto mais tempo um cliente fica em sua loja, maiores as chances de que ele faça uma compra de alto valor. Portanto, é essencial que o público sinta-se confortável dentro do local.
Assim, é fundamental que o ponto seja espaçoso, e que os móveis deixem espaço o suficiente para que os clientes movimentam-se e familiarizar-se com os produtos vendidos.
Da mesma maneira, é preciso garantir que o local seja aconchegante. É interessante tomar medidas como investir na lavagem dos estofados ou telas mosquiteiras, para impedir que insetos invadam o ambiente.
3 – Segurança em primeiro lugar
Infelizmente, a insegurança no Brasil faz com que comerciantes tenham que ter cuidado redobrado com estabelecimentos. Ainda assim, é importante para o negócio que haja um equilíbrio entre segurança e estética.
A tela eletrosoldada é a solução que ajuda a conseguir essa harmonia. Apesar de ser um bom obstáculo para possíveis invasores, ela é discreta e não prejudica a aparência da fachada. Assim, não repele clientes.
4 – Leve o estilo da marca em consideração na decoração
Não faz sentido que uma marca contemporânea tenha uma decoração vintage, nem o contrário. Isso significa que é essencial que os elementos decorativos traduzam a identidade do negócio.
Por exemplo: no caso de uma loja de roupas vintage, um bucólico piso de taco é um elemento mais que bem-vindo. Ainda assim, ele deve estar em bom estado. Deste modo, caso o revestimento esteja deteriorado, pode ser necessário investir na raspagem de tacos.
5 – A fachada merece atenção especial
A fachada é um dos elementos mais marcantes de uma loja. De fato, ela pode ser o elemento decisivo entre o sucesso e o fracasso de um negócio. Isso significa que ela tem que ser planejada com cuidado, sendo bonita e atrativa.
A melhor maneira de conseguir este efeito é a fachada de acm. Feita de chapas de alumínio prensadas, ela une beleza, durabilidade e versatilidade, podendo ser personalizada conforme a identidade visual do negócio.
6 – Facilite a higienização
A limpeza é outro fator determinante sobre a impressão que os clientes terão sobre a loja. Por conta disso, ao planejar a decoração do estabelecimento, é fundamental preferir elementos que facilitem a higienização.
Por exemplo: ao considerar a instalação de um piso de madeira, deve-se dar preferência aos laminados e escuros, que são fáceis de limpar e não sujam com facilidade.
7 – Planeje a trilha sonora
Nem só de elementos físicos vive o ambiente de uma loja: há estabelecimentos que usam até mesmo a trilha sonora do local a seu favor.
Estudos apontam que a música pop, por exemplo, tende a fazer com que os clientes gastem mais, por isso muitos estabelecimentos tocam em épocas de promoção.
A música clássica, por outro lado, acalma e pode fazer com que o público passe mais tempo no estabelecimento.
8 – A loja deve ter um aroma
Há lojas que têm um cheiro muito característico, tão poderoso para a identificação da marca quanto a logo.
Portanto, investir na criação de um aroma personalizado pode ajudar no reforço da marca. Porém, ele deve ser suave: do contrário, pode surtir o efeito contrário e repelir o público.