7 dicas para organizar o material escolar das crianças
Quem tem crianças em casa sabe o quão desafiadora é a tarefa de manter os materiais escolares e ordenados. É uma borracha que some, um caderno que estraga ou uma mochila que vira uma bagunça. Porém, algumas dicas para organizar o material escolar tornam a missão muito mais simples.
Em primeiro lugar, pais, mães e responsáveis devem trazer a criança para perto quando se fala em manter os materiais organizados.
Sendo assim, mostrar a importância em preservá-los é um bom começo, além de como a organização ajuda até na hora de fazer suas tarefas.
Veja, a seguir, algumas dicas para organizar o material escolar e, sobretudo, como orientar a criança a cuidar bem dos seus pertences.
7 dicas para organizar o material escolar das crianças
Parece difícil organizar o material escolar das crianças? A tarefa, inicialmente, parece desafiadora, mas com algumas dicas elas se tornam mais simples e até bastante prazerosas.
-
Faça uma lista
Primeiramente, faça uma lista de todos os materiais escolares que a criança vai precisar para cada disciplina. Isso ajuda principalmente a não deixar nenhum item de fora e até acompanhar o aproveitamento ao longo do ano.
-
As cores são boas dicas para organizar o material escolar
Uma forma de separar os materiais escolares por disciplina ou categoria é o uso de cores. Se possível, compre um caderno de cor diferente para cada disciplina. Ou, encape livros com tonalidades correspondentes para facilitar a identificação.
-
Não se esqueça de etiquetas
As etiquetas são fundamentais na organização do material escolar. Só para ilustrar, a maioria das instituições, inclusive, pede que livros, cadernos, pastas e estojos tragam a identificação com o nome, série e sala da criança, bem como a disciplina.
-
Tenha locais adequados para guardar cada item
Quando for comprar o material escolar da criança, lembre-se do estojo para carregar lápis, canetas e borrachas. Alguns até têm um espacinho para réguas, apontadores e outros itens. Também, necessáires para os demais objetos.
Esse cuidado evita que o material escolar fique espalhado na mochila ou nos bolsinhos, além de mantê-los melhor conservados.
-
Separe espaços para o armazenamento
Outra dica para organizar o material das crianças é criar sistemas de armazenamento. Aqui, vale observar que isso varia segundo a etapa e, também, onde ela vai estudar. Por exemplo:
- No ensino fundamental, o material fica na instituição;
- No ensino fundamental, coloque na mochila essencial para cada dia;
- Em casa, use caixas ou cestas para organizar os materiais;
- Tenha potinhos ou canequinhas para a criança colocar suas coisas.
Quando colocar os materiais em caixas, dê preferência àquelas feitas de plástico, mais resistentes. Além disso, primeiro, deposite itens maiores e mais pesados para, em seguida, colocar os objetos menores, mais leves e frágeis.
-
Limpe os materiais com frequência
Tão importante quanto as dicas para organizar o material escolar das crianças é saber como mantê-los limpos. Por isso, junte-se a elas para higienizar o que levam para a escola e, também, aquilo deixado em casa.
Além disso, os itens guardados nas caixas precisam ser periodicamente revisados e limpos. Se necessário, use sachês contra traças para os insetos não danificarem livros ou cadernos.
E, principalmente, armazene os materiais em caixas fechadas, bem como etiquetas para identificar o que está em cada local.
-
Não faça nada em cima da hora
Por fim, não deixe para organizar o material escolar da criança na correria. Sempre que possível, separe o que ela vai levar para a aula no dia anterior. Isso evita que objetos e livros importantes sejam esquecidos. O mesmo cuidado vale, a propósito, para o uniforme.
Ensine a criança a cuidar do material escolar
A verdade é que as dicas para organizar o material escolar não devem ser aprendidas apenas pela família. Pelo contrário, a criança precisa aprender a conservar seus itens e cuidar bem deles.
Por isso, crie rotinas para que ela saiba onde guardar seu material, desde o momento em que chega da escola até quando termina seus deveres de casa.
Além disso, estimula habilidades de organização, pois isso fortalece a responsabilidade por seus próprios materiais escolares.