7 dicas para iniciantes no marketing em mídias sociais
Hoje em dia, as redes sociais tornaram-se parte indispensável da estratégia de marketing de uma empresa. Reunimos 7 dicas para iniciantes que você pode usar para aprimorar seu marketing de mídia social.
A mídia social tem desempenhado um papel importante para as empresas há vários anos e agora faz parte de todas as estratégias de marketing. Mesmo as pequenas e médias empresas podem alcançar um grande alcance além de seu nicho com um bom trabalho nas redes sociais.
Mas nem todo post tem o mesmo valor. Como especialistas em marketing de mídia social, resumimos as dicas mais importantes do Facebook e Instagram que você, como iniciante, deve seguir para que sua empresa possa alcançar e inspirar mais pessoas a longo prazo.
1. Menos é mais
O usuário geral da Internet é preguiçoso e não gosta de rolar. Frequentemente, falha por causa do obstáculo de clicar no botão “mostrar mais”. O truque é compactar o máximo de conteúdo possível em pouco texto.
A experiência mostra que o ideal é se limitar a um máximo de 40 a 50 caracteres nas postagens do Facebook. É muito semelhante no Instagram: aqui, 125 caracteres por legenda são a referência.
É preciso muita prática e criatividade para acertar o prego na cabeça aqui – é por isso que muito tempo deve ser investido em uma legenda precisa (texto abaixo do post).
2. Tamanho correto das imagens
Existem formatos de imagem pré-determinados no mundo do Facebook e Instagram. Definitivamente, você deve levar isso em consideração ao planejar a mídia social. Porque as imagens cortadas aleatoriamente não parecem particularmente atraentes e comprovadamente geram menos cliques.
Os tamanhos de imagem mais importantes para o Facebook :
- Tamanho correto da imagem para a foto do perfil do Facebook: 180 x 180 pixels
- Tamanho correto da imagem para o cabeçalho do Facebook: 820 x 312 pixels
- Tamanho correto da imagem para o cabeçalho do Facebook: 820 x 312 pixels
Mesmo com o Instagram, a plataforma visual ruim, é aconselhável limitar-se a dois formatos de imagem: As proporções de 4: 5 ou 1: 1 funcionam melhor. No caso das histórias do Instagram, por outro lado, o formato de retrato 9:16 é a medida de todas as coisas.
3. Use modelos e hashtags com eficiência
As redes sociais oferecem uma ampla gama de modelos de postagem. Eles também devem ser usados. Enquanto isso, existe o modelo certo para cada tipo de postagem, especialmente no Facebook. O uso de fotos, vídeos ou até mesmo postagens de pesquisas recompensa o Facebook – e outras redes sociais – com melhor visibilidade das postagens.
No Instagram, o uso de hashtags, especificando locais e vinculando outros perfis aumenta o alcance. Uma boa mistura de hashtags com alto índice de cliques e “hashtags de interesse especial” é o meio de escolher no Instagram para ganhar novos seguidores, e as de nicho como #óleo essencial.
4. Desenvolva um plano de mídia social
É importante saber por que você usa redes sociais em primeiro lugar. Uma estratégia que perpassa suas postagens é, portanto, essencial. O desenvolvimento de diferentes formatos de post , que são publicados em intervalos regulares, ajuda a reter seguidores a longo prazo.
Com um plano editorial que é preenchido ao longo de vários meses, você pode manter uma visão geral e sempre ter conteúdo relevante para o usuário suficiente pronto. Porque as pessoas são criaturas de hábitos até na Internet: elas clicam no que sabem e no que gostam.
Você também deve esclarecer as responsabilidades da mídia social. As empresas maiores costumam ter seus próprios especialistas em marketing para mídia social. Mas as pequenas empresas que atuam em redes sociais também devem nomear um gerente de mídia social. O lema aqui é: muitos cozinheiros estragam o caldo.
5. Call to action
A interação com os seguidores é uma parte importante da manutenção da comunidade e deve ser mantida por meio das chamadas chamadas para ações (CTAs), mas também por meio de interação pessoal.
Portanto, os seguidores devem ser incentivados a atuar diretamente nas postagens. Também é útil fazer perguntas e pedir respostas nos comentários. No entanto, você também pode encorajar agressivamente as pessoas a comprarem produtos.
Também importante: praticar a gestão da comunidade. As perguntas ou críticas dos seguidores devem sempre ser respondidas – de preferência o mais rápido possível e no nível dos olhos.
O gerenciamento bem-sucedido da comunidade consome mais tempo do que normalmente se supõe. Perguntas ou críticas geralmente aparecem sob as postagens, especialmente quando se trata de tópicos sensíveis ou emocionais.
Como uma agência de marketing de mídia social, podemos assumir o gerenciamento da comunidade para você, se necessário – 24 horas por dia , 7 dias por semana em tempos de crise.
6. Conteúdo relevante para o usuário
Os seguidores apreciam conteúdo de alta qualidade nas redes sociais. Imagens e vídeos envolventes e de alta qualidade, que, na melhor das hipóteses, representam pessoas, funcionam melhor. Mas é fundamental permanecer autêntico – também com o texto. Formulações extravagantes e gravações entregues devem ser evitadas.
7. O tempo é importante
Não há diretrizes geralmente aplicáveis para horários de postagem em redes sociais. Isso difere de comunidade para comunidade. Portanto, vale a pena dar uma olhada nos insights de sua página ( análises ), onde você pode descobrir quando os seguidores estão mais ativos. As postagens devem ser cronometradas de acordo com esses horários.
Basicamente, de manhã, a caminho do trabalho ou da universidade, e à noite, em frente à televisão, a maioria dos usuários está ativa nas redes sociais. Também nos fins de semana, muitos seguidores estão circulando no Facebook no período da manhã e à noite