6 etapas de como gerenciar seu conteúdo de marketing digital

6 etapas de como gerenciar seu conteúdo de marketing digital

Gerenciar seu conteúdo de marketing digital é uma tarefa complicada porque envolve muita coordenação e projetos que muitas vezes se sobrepõem.  Ter um plano claro de qual conteúdo você precisa, quem vai criá-lo, e onde ele será usado é um ótimo começo, mas infelizmente apenas uma pequena parte do processo.  

Neste artigo, será abordado detalhes de por que o gerenciamento de campanhas de marketing digital é tão importante, e o que você precisa para o plano perfeito, e como tornar o conteúdo um sucesso escalável para sua marca.

O que é o gerenciamento de conteúdo de marketing digital? 

O gerenciamento de conteúdo de marketing digital é o gerenciamento ativo e estratégico do seu conteúdo (imagens, visuais, arquivos de texto, vídeos etc.).  

O conteúdo neste caso é postado em canais digitais como redes sociais, sites, blogs, YouTube e anúncios.  

Este conteúdo pode ser gerenciado pela própria pessoa ou por uma agência, que planeja, gerencia e faz a postagem de todo o conteúdo de uma marca.  

Benefícios do gerenciamento de marketing digital 

Depois de entender o que é o gerenciamento de marketing digital, você realmente precisa de um plano para isso?  

O conteúdo não pode simplesmente surgir e existir organicamente, com base no seu plano de conteúdo? 

Acontece que há muitos benefícios em planejar conscientemente o ciclo de vida do seu conteúdo, do início ao fim.  

Veja abaixo, as principais vantagens: 

Benefícios para as vendas:

As vendas e a receita são, sem dúvida, influenciadas pelo conteúdo. É raro que qualquer setor ou empresa tenha muitos clientes entrando e comprando o que estão vendendo sem ver ou ler sobre o produto primeiro. 

As vendas também são incrivelmente sensíveis ao tempo. Se o cliente em potencial não receber o conselho e as informações de que precisa em pouco tempo, ele procurará outra fonte. 

Ninguém quer fazer negócios com uma equipe que leva dias para responder perguntas e fornecer conteúdo para apoiar a decisão de compra. 

No entanto, o que acontece é que muitas vezes as equipes de vendas demoram muito para encontrar e acessar as informações para serem eficientes.  

Com um gerenciamento de conteúdo eficiente, as equipes de vendas sempre teriam acesso fácil ao conteúdo bem selecionado e preciso de que precisam para atrair o cliente em potencial e obter lucro. 

Benefícios para o suporte ao cliente:

O marketing digital é responsável por atrair mais clientes, ao gerenciar esse conteúdo de maneira organizada e eficiente fica fácil não só atrair mais clientes em potencial, mas também a melhorar o suporte ao cliente.  

Afinal, ao usar qualquer canal de marketing digital, você poderá ter uma conexão maior com o seu público-alvo, assim como, uma comunicação melhor.   

Benefícios para sua marca:

Ao gerenciar o conteúdo de marketing digital, você terá certeza de que está transmitindo a identidade da sua marca para o público.  

O gerenciamento das redes sociais, por exemplo, é uma ótima maneira de alcançar clientes e distribuir conteúdo relevante para o público, seja de forma orgânica ou por tráfego pago

Contudo, existe uma dificuldade nas redes sociais que muitas vezes prejudica os empreendedores na hora de fazer marketing nessas plataformas: a falta de consistência da marca. 

Seja consistência na hora de postar conteúdo semanalmente ou consistência de identidade da marca, se você acaba por falhar em um desses fatores, sua estratégia perderá o foco, e você poderá estar prejudicando a imagem da sua marca como um todo.  

Por isso, gerenciar seu conteúdo de marketing digital é essencial para superar a competição do seu setor e alcançar suas metas. 

Mas afinal, como gerenciar seu conteúdo de marketing digital? É o que veremos no próximo tópico. 

 

6 Etapas para gerenciar seu conteúdo de marketing digital 

Sabemos que gerir conteúdos de marketing digital com um plano estratégico é claramente benéfico para o seu negócio em geral.  

Mas como faz isso? Será analisada todas as etapas necessárias para gerenciar o conteúdo e marketing digital e otimizar suas campanhas, seja na postagem orgânica ou por gestão de tráfego. Confira abaixo:  

Etapa 1- Planejamento: O que é preciso?  

O nascimento do conteúdo começa no planejamento. Para que o primeiro passo seja um sucesso, é importante ter objetivos claros. 

  • Que tipo de conteúdo você precisa? 
  • A que objetivo de negócios ele atende? 
  • Esse conteúdo é voltado para quem? 
  • O que eles vão fazer com isso? 
  • Quando precisa ser feito?  

Essas parecem perguntas simples, mas é aí que muita coisa começa a dar errado.  

Primeiro, o mais importante é ter um calendário editorial, essa é uma forma de planejar o conteúdo incluindo datas, horários, o que precisa ser postado e muito mais.  

A partir daí, seu conteúdo está meio caminho andado, garantir que você tenha o que postar nos dias e horários marcados será a próxima etapa.  

Para iniciar a etapa de planejamento com um processo consistente e que possibilite a priorização, você precisa de uma ferramenta de conteúdo.  

Quando todos seguem o mesmo processo, fica fácil acompanhar todo o seu planejamento. 

Existem muitas opções para isso, pode ser usado desde um planner físico até o Google Sheets e outras ferramentas semelhantes.  

Etapa 2 – Processo: Quem faz o quê? 

Para a próxima fase: processo de conteúdo e cronograma! Ou seja, decidir quem faz o quê e em que ordem.  

Este também é simplesmente resolvido por uma ferramenta robusta de gerenciamento de redes sociais, ou de fluxo de trabalho criativo que também lidará com briefings para novos conteúdos.  

A razão mais comum para um perfil de rede social que não dá certo, além da falta de consistência, é a falta de um processo criativo eficiente.  

  • Todos os envolvidos no seu projeto de conteúdo sabem o que é exigido deles? 
  • Eles sabem quando precisam entregar e qual é o prazo? 
  • Está claro quem tem a palavra final e quem recebe o projeto ao vivo? 

Novamente, perguntas simples que não são tão simples de gerenciar quando todos têm vários projetos acontecendo ao mesmo tempo com prioridades diferentes. 

Gerenciar processos manualmente é demorado e desnecessário. Se você acha que o conteúdo da sua empresa sempre chega tarde demais e a coordenação ocupa a maior parte do seu tempo, não deixe de dar uma olhada nas ferramentas que facilitam o gerenciamento do fluxo de trabalho. 

Etapa 3 – Acesso: Onde será armazenado? 

O terceiro nível do gerenciamento de conteúdo de marketing digital é muitas vezes esquecido.  

Onde será mantido os rascunhos/planos/versões para um projeto específico?  

Se sua empresa é como a maioria, esses arquivos cruciais estão navegando em anexos de email, discos rígidos diferentes, conta pessoal do Google de alguém etc. 

Mas isso realmente importa desde que a versão final aprovada seja lançada? 

Sim, porque é ineficiente, além de ser um risco de segurança e um risco de erros manuais. Vamos atacar a ineficiência primeiro.  

Imagine que você está na postagem número 50 no Instagram. 

A gerente de operações de marketing de repente percebe que gostaria muito de voltar a um conceito que foi mencionado na versão 3 ou 4 (ela não tem certeza).  

Sem ter todos os seus arquivos e versões em ordem, será uma dor de cabeça encontrar as informações que não estão no rascunho mais recente. 

Se informações confidenciais forem compartilhadas por meios que não são seguros, isso o tornará vulnerável a violações de dados.   

E em terceiro lugar, erros manuais e mal entendidos. Se houver várias opções de imagem para uma nova campanha, é fácil perder algumas.  

Não ter todas as informações relevantes disponíveis para a tomada de decisão final, porque alguém respondeu à cadeia de email ou canal errado, levará facilmente a um conteúdo menos que perfeito. 

A solução para isso é muito simples: mantenha uma única fonte de conteúdo quando se trata de gerenciar e compartilhar arquivos. 

Etapa 4 – Criando conteúdo 

Se o seu planejamento foi bem executado e todas as suas versões relacionadas são gerenciadas a partir de uma única fonte, você deve ter certeza de que o conteúdo será o melhor possível.  

Ao criar conteúdo com base em um planejamento será até mesmo mais fácil do que você o fizesse de maneira orgânica.  

Afinal, com um planejamento você pode se precaver e estar ciente de tudo que deve ser postado dias antes.  

Etapa 5 – Aprovação final 

Agora, os criadores de conteúdo terminaram o (primeiro) rascunho e, como você gerenciou o planejamento do processo com tanta eficiência, todos sabem quem precisa comentar o rascunho, dar algumas sugestões e verificar a precisão técnica. 

É importante verificar o conteúdo e dar uma boa revisada para que esteja tudo de acordo, além, é claro, de aprovar o conteúdo para ser postado. 

Essa é uma parte significativa na hora de gerenciar o seu conteúdo de marketing digital e ela não pode ser deixada de lado.  

Etapa 6 – Manutenção do conteúdo usado: arquivamento, remoção, atualização 

O estágio final: decidir o que fazer com o conteúdo usado. Isso, como a etapa 3, é um passo subvalorizado no ciclo de vida do conteúdo. Aqui também é onde a chave para dimensionar seu conteúdo está oculta. 

Arquivar, remover e atualizar conteúdo não parece tão interessante, mas parar em um estágio de publicação bem-sucedido seria um erro.  

A maior parte do conteúdo bem produzido é reciclável. Embora o que você acabou de compartilhar possa ser feito por enquanto, virá uma campanha em que pelo menos parte de seu esforço poderá ser usada novamente. Pode ser um visual, um parágrafo ou talvez a coisa toda. 

Muitas marcas reciclam seu conteúdo repetidamente porque sempre alcançam novos olhos.  

Ganha novos seguidores, novos visitantes e prospects, que se beneficiarão do conteúdo relevante para o seu negócio.  

Surpreendentemente, muitas vezes é uma boa ideia repassar conteúdo antigo para aqueles que já o viram, porque eles podem reagir de maneira diferente em uma segunda visualização.  

As pessoas estão constantemente expostas a uma quantidade enorme de informações e às vezes precisam ver um determinado anúncio, por exemplo, 5 vezes antes de ficar intrigados o suficiente com ele. 

É por isso que você deve sempre considerar cuidadosamente suas opções antes de excluir permanentemente um arquivo ou um conteúdo.  

E quando você salvá-lo para uso posterior em potencial, certifique-se de que seja facilmente acessível e localizável por todos que possam precisar dele. 

 

Conclusão  

Gerenciar o conteúdo de marketing digital é imprescindível para uma campanha de sucesso. Com tantos canais digitais é improvável que você consiga manter tudo em dia sem um plano de ação principalmente nas redes sociais

Então, separe um tempo e organize seu planejamento de forma eficiente, deixando todos seus arquivos em um só lugar.