6 dicas para aliviar a ansiedade de conversar com pessoas novas
Lide como conversar: sobre situações embaraçosas planejando com antecedência, aprimorando suas habilidades sociais e sabendo quando usar um pouco de humor.
Embora as conversas estranhas possam parecer difíceis, elas podem ser boas oportunidades para praticar a conversa fiada e lidar com conflitos, especialmente para aqueles com transtorno de ansiedade social (TAS).
Se você precisa conversar com alguém importante, como em uma reunião de negócios ou entrevista de emprego e está com dificuldade em relaxar, pode optar por fazer meditar antes, tirar um tempo para relaxar, usar um difusor de aromas com óleos essenciais para ajudar com o estresse ou caminhar ao ar livre.
Abaixo separamos mais algumas dicas de como se portar e conduzir a conversa para ajudar você.
1. Entenda o incômodo
Lide com a situação, abordando a causa de suas preocupações. Talvez haja muitos longos silêncios ou talvez a outra pessoa tenha uma opinião forte e diferente da sua.
Identifique a causa do inconveniente e você estará um passo mais perto de encontrar uma solução. Se a outra pessoa acabou de lançar uma bomba, não há problema em dizer algo como “Só estou pensando no que você disse”, para lhe dar tempo de digerir a informação.
2. Mantenha a conversa fluindo
Há uma razão pela qual longos silêncios podem deixá-lo desconfortável.
Um estudo de 2010 de Groningen, na Holanda, intitulado “Interrupção do fluxo: como silêncios curtos em conversas em grupo afetam as necessidades sociais”, publicado no Journal of Experimental Social Psychology Research, mostrou que conversas fluidas levam a sentimentos de auto-estima, validação social e pertencer a um grupo.
Faça o máximo possível para manter a conversa, e você e seu parceiro de conversa se sentirão mais satisfeitos.
3. Encontre humor
Se uma conversa se tornou desagradável, considere fazer algo para aliviar o clima.
Você pode fazer isso contando uma piada ou história engraçada, se divertindo ou encontrando humor em sua situação atual.
Manter o clima leve ajuda a quebrar o gelo e levar a conversa adiante. Se você está preso para iniciar uma conversa, pode até usar uma piada para se apresentar, como “Quanto pesa um urso polar? Apenas o suficiente para quebrar o gelo”.
4. Aceite o compromisso
Às vezes, as conversas são estranhas por causa de desentendimentos. Nessas situações, você está sempre tentando encontrar um compromisso.
Pratique a empatia pela outra pessoa e tente entender como ela vê a situação de forma diferente de você. Se o fizer, poderá aceitar o ponto de vista dele sem ter que mudar o seu.
5. Ouça e parafraseie
Se você não sabe o que dizer em uma conversa, simplesmente tente refletir o que ouve da outra pessoa.
Se um novo conhecido na escola está chateado com uma nota baixa em uma tarefa, diga algo como “Parece que você está realmente chateado com sua nota naquele projeto”.
Muitas vezes as pessoas só querem saber que seus sentimentos são reconhecidos em vez de serem oferecidas soluções para seus problemas. Fazer isso também alivia a pressão de tentar pensar no que dizer em seguida tentar conversar.
Passe mais tempo ouvindo e pensando sobre o que está sendo dito, do que preparando o que você vai dizer.
Peça a opinião dos outros em vez de presumir que todos se sentem da mesma forma que você, e seja rápido em parar de falar sobre algo se sentir que isso deixa os outros desconfortáveis.
6. Faça uma pergunta
Talvez você esteja em uma conversa estranha porque você realmente não sabe nada sobre a outra pessoa.
Nessas situações, o melhor é fazer perguntas para tentar encontrar interesses comuns que possam ser conversas.