5 benefícios de se tornar MEI para abrir um negócio
Abrir um negócio e se consolidar no mercado é uma tarefa difícil. Se você trabalha como profissional autônomo sabe que há muitas dificuldades para gerenciar um negócio.
E uma das maneiras de facilitar a vida do empreendedor é a formalização como MEI (microempreendedor individual).
Existem diversos benefícios para quem se torna MEI para abrir um negócio, que vão desde o desconto e a simplificação de tributos até outras vantagens como pagar menos com o plano de saúde para MEI.
Com tanta facilidade, uma pesquisa do Ministério da Economia aponta que em junho desse ano, quase 70% das empresas brasileiras são MEIs (13.489.017 empresas).
Se você pensa em abrir um pequeno negócio, se formalizar como MEI é uma excelente alternativa para facilitar a abertura e a gestão da empresa.
O que é MEI? Como se tornar MEI?
O MEI é um modelo simples de empresa, que surgiu após lei federal em 2008. A intenção é facilitar a entrada no mercado de profissionais que não possuam nenhum vínculo empregatício.
A formalização como MEI é gratuita e pode ser feita pelo Portal do Empreendedor.
Com a formalização, o empreendedor ganha um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e é enquadrado no regime de tributação do Simples Nacional, tendo de pagar uma taxa fixa mensal para cobrir os tributos do seu negócio.
Para se tornar MEI, o empreendedor não pode ter ou ser sócio em outra empresa, deve exercer uma das mais de 450 atividades profissionais listadas no MEI, e ter um faturamento anual de até R$ 81 mil.
Além disso, o microempreendedor ainda pode contratar um funcionário no regime CLT.
Conheça 5 benefícios de se tornar MEI para abrir o seu negócio:
Contratar plano de saúde mais barato
Esse é um benefício muito pouco falado, mas muito importante. Com o seu CNPJ, o MEI pode contratar um plano de saúde empresarial. No plano, o MEI pode incluir seu funcionário e membros da sua família.
E o melhor é que o MEI pode ter um desconto de até 40% no valor do plano de saúde na comparação com um plano de saúde individual.
Além de ter uma cobertura mais qualificada e maior rede credenciada no plano. Na BLISS, você pode fazer uma cotação do seu plano de saúde e aproveitar esse bom desconto.
Formalização simples e sem custos
Enquanto em outras modalidades de empresa, o empresário leva cerca de um mês para abrir o negócio, com o MEI é possível fazer isso em poucos minutos e de forma gratuita.
A formalização é feita pelo Portal do Empreendedor, bastando que o empreendedor insira seus dados pessoais, marque suas atividades profissionais e pronto!
Segurança previdenciária
Outro grande benefício do MEI é a segurança previdenciária. Um MEI possui direito a aposentadoria por idade ou invalidez, auxílio-doença, auxílio-reclusão, salário-maternidade e pensão por morte.
Todos esses benefícios trazem mais segurança para o microempreendedor que não possui vínculo empregatício como nenhuma empresa.
Facilidade para obter crédito e outros serviços bancários
Outra vantagem de se tornar MEI para abrir um negócio é a maior oferta de crédito e serviços bancários.
Muitas instituições financeiras tradicionais e fintechs possuem contas voltadas para MEI, com os principais recursos que o microempreendedor precisa.
Além disso, há diversas opções de linhas de crédito específicas para MEI, que possuem menos burocracia para contratação e melhores condições de prazo e pagamento.
Declaração de renda e tributação simplificada
Para facilitar o gerenciamento do seu negócio, o MEI pode usar meios simplificados de tributação e declaração de imposto de renda.
Os tributos pagos pelo MEI têm valor fixo mensal e cobrem os tributos necessários para segurança previdenciária e comercialização de produtos e serviços.
Já a declaração anual de renda do MEI é feita pelo sistema do Simples Nacional, permitindo que o MEI preencha apenas o valor total que faturou durante o ano anterior, podendo ser feita em poucos minutos.
A formalização como MEI pode te ajudar na criação do seu pequeno negócio. Os benefícios que mostramos aqui são essenciais para simplificar processos e gestão de uma pequena empresa.
Então, aproveite essa oportunidade, se formalize como MEI e comece a aproveitar todos esses benefícios!