3 dicas para melhorar as suas vendas
O serviço de empresa de consultoria de rh pode auxiliar quem trabalhar diretamente com vendas e vive o desafio cotidiano do questionamento sobre como reter clientes e fechar vendas com mais facilidade.
Diante disto, há dezenas de estratégias que podem fazer com que o número de negócios fechados aumente, e você possa criar uma estratégia que faça com que o consumo de produtos e serviços prestados em sua empresa se intensifique de forma natural.
Para esta tarefa, temos três dicas principais para que o objetivo seja cumprido: não deixar o cliente sair de mão abanando, investir em formas eficientes de comunicação e prestar um serviço personalizado e espontâneo a quem visita sua empresa ou interage com os seus produtos.
Além disso, alguns detalhes como uma máquina de café automática numa empresa pode ser uma forma de atender melhor os clientes.
Não deixar o cliente sair de mão abanando significa que ele tem que sair obrigatoriamente com algum produto ou algo que o remeta à loja.
Como a compra é uma decisão do cliente, cabe ao vendedor proporcionar o máximo de opções.
Se, no fim das contas o cliente não quiser comprar nenhum dos itens que o foi oferecido, uma boa estratégia – quando possível – é oferecer a ele a opção de testar o produto que ele vai utilizar ou ter uma demonstração do serviço que vai ser utilizado.
Desta forma, o negócio não é descartado e o consumidor tem uma chance a mais de ser convencido a fechar a venda. Uma cafeteira elétrica também pode ser uma opção de agradar o cliente.
Um exemplo disto é para quem trabalha com limpeza de sofá ou estofados.
É imprescindível ter, no momento do atendimento, uma possibilidade de mostrar ao interessado como o serviço é feito, sobretudo ressaltando o resultado, vendo como o item será higienizado e como ficou limpo após o procedimento.
Se apesar de tudo não houver consenso e o cliente não quiser comprar ou pagar pelo serviço, ainda assim, você pode proporcioná-lo algo: um brinde, um vale desconto, qualquer coisa que demonstre a ele a eficiência e preocupação da loja em agradá-lo. Antes dele ir embora, pegue dados básicos como:
- Nome;
- Telefone;
- Endereço;
- Email.
Esse dados servem para facilitar contatos futuros. É importante que, no caso dos brindes, sempre haja a identificação da marca.
Outras dicas para aumentar as vendas
Falando em identificação, já pode-se entrar na segunda dica: investir pesado em comunicação.
E isto não significa necessariamente investir financeiramente, mas sim tempo e disposição em tornar tudo o que você vende disponível nas redes sociais, em websites, blogs ou em panfletos espalhados pela região. Isso reforça a presença do seu comércio de forma efetiva.
Atualmente, é quase que impensável vender sem ter a possibilidade de negociar com o cliente, podendo trabalhar com um link para WhatsApp ou ainda dar ao comprador a opção de navegar pelos produtos.
É necessário saber como postar no Instagram pelo pc para ter novas estratégias de vendas ou trabalhar com divulgações no Facebook, por exemplo, sem que seja necessário sair de casa.
Por conta disto, esta deve ser uma preocupação importante.
Ainda no quesito de comunicação, a região onde o seu negócio está inserido deve saber que você e seus produtos existem e, principalmente, ter a convicção de que são os melhores.
O primeiro passo para isso é fazer uma política da boa vizinhança. Se o produto é alimentício, não custa oferecer uma degustação ou uma lembrancinha para quem trabalha ao menos no mesmo quarteirão onde você está.
Se não trabalha com comida, pode oferecer brindes mais simples e baratos – ou até mesmo lanches – para quem está ao redor, sempre com a marca exposta e deixando claro onde você está e que serviço você presta.
Desta forma, sempre que alguém passar perguntando pelo lugar onde o seu produto é vendido, com certeza a sua loja será a primeira indicada.
Por último, temos como terceira dica a prática constante da personalização e espontaneidade na hora de se receber um cliente e oferecer a eles os produtos. Nunca utilize termos chavões, ou que o cliente vai ouvir em qualquer lugar que ele entrar.
Tente ouvir mais do que dizer, e, ao invés de ficar falando no ouvido do consumidor, tentando convencê-lo de que aquele produto é bom, ou seja, converta o que o cliente descreveu em um produto ideal que ele procura.
Se não tem o que o cliente procura, não tente enganá-lo dizendo que outro determinado item é semelhante ou algo do tipo.
Seja sincero e transparente, oferecendo as várias opções, e, se ainda assim não houver negócio fechado, volte na primeira dica: ofereça algum tipo de cortesia.
A humanização do atendimento é a palavra-chave para o aumento das vendas. Ser espontâneo e sincero é algo que todos que procuram um vendedor buscam.
Estratégias de marketing
Aumentar as vendas é sempre o objetivo de todas as empresas, independentemente do seu segmento de atuação.
A ampla concorrência no mercado faz com que os donos de empresas tenham que investir em estratégias de marketing e em constantes treinamentos das equipes de venda para conseguir aumentar a produtividade.
Seja uma empresa de pequeno ou grande porte, o marketing é fundamental, e uma dica é também instalar catraca.
Por isso, o investimento em uma consultoria de marketing para traçar ações e estratégias para o seu negócio vale muito a pena.
Muitas empresas negligenciam o marketing, mas os estudos demonstram que o marketing é de suma importância para as pequenas empresas.
As empresas que fazem controle de acesso por relogio de ponto, por exemplo, podem precisar comprar bobina para relógio de ponto, garantindo assim um melhor controle da participação de cada colaborador nas estratégias desenvolvidas.