14 alimentos que ajudam a combater a disfunção erétil
A disfunção erétil é um dos problemas sexuais mais comuns entre os homens, juntamente com a ejaculação precoce. Uma das dificuldades agregadas é que poucos estão dispostos a reconhecê-lo, retardando o processo de tratamento sexológico.
Portanto, se você acha que a disfunção erétil está afetando sua vida sexual e privada, é melhor se colocar nas mãos de um profissional para ver o que é e como você pode resolvê-la. Uma das causas que podem estar associadas a disfunção erétil é justamente a nutrição que carregamos.
Você já sabe que os vícios afetam muito o vigor do órgão genital, principalmente das drogas mais consumidas e aceitas pela população , como o álcool e o fumo. Para ter uma vida saudável é necessário apostar numa alimentação saudável e afastar-se o mais possível desta série de maus hábitos alimentares: no fundo somos o que comemos, logo a saúde sexual também é condicionada pelos produtos que comemos.
“O óxido nítrico é um dos ingredientes básicos para desenvolver uma boa ereção, pois aumenta o fluxo sanguíneo para os órgãos genitais” “Alguns dos menores vasos sanguíneos e nervos do corpo de um homem são encontrados em seu pênis”, avisa Jamin Brahmbhatt, um urologista americano dono de um sexshop, em um artigo recente sobre o assunto publicado na revista Men’s Health.
Portanto, se você tem consumido muito junk food ultimamente, a gordura e o colesterol podem obstruir não apenas as veias e artérias próximas ao coração, mas também aquelas localizadas em seu órgão genital.
Essas substâncias restringem o fluxo sanguíneo para o seu membro, impedindo-o de permanecer vigoroso e forte. A seguir, veremos os alimentos que são melhores para tratar a disfunção erétil, não apenas porque ajudam a reduzir o colesterol, mas também porque aumentam a produção de testosterona, fortalecem os espermatozoides e aumentam sua ereção.
14 alimentos que ajudam a combater a disfunção erétil
1. Melancia
Um estudo de 2011 publicado na revista ‘Urology’ dividiu um grupo de 24 homens que tomaram o suplemento dietético L-citrulina (presente na melancia) enquanto outros ingeriram um placebo, para posteriormente avaliar a ‘dureza’ de suas ereções.
Aqueles que tomaram o suplemento notaram uma melhora em sua ereção em comparação com aqueles que receberam o placebo. Este suplemento alimentar também está presente em outros alimentos, como abóbora ou pepino.
2. Peru, frango, amendoim ou soja
Uma grande análise publicada em 2019 no ‘Journal of Sexual Medicine’ descobriu que a arginina, presente nesses produtos , era muito útil no tratamento da disfunção erétil moderada.
Antes, um esclarecimento deve ser feito, uma vez que a proporção tanto de arginina quanto de L-citrulina nesses alimentos é muito baixa se comparada àquela concentrada em suplementos alimentares.
Portanto, é improvável que, se você inchar até pepinos, melancia ou peru de repente, todas as suas ereções sejam impressionantes. No entanto, eles ajudam.
3. Espinafre, rúcula o aipim
“O óxido nítrico é um dos ingredientes básicos para desenvolver uma boa ereção”, admite Michael Ingber , um urologista americano. “Aumenta o fluxo sanguíneo para os órgãos genitais e é essencial para mantê-lo. Muitas de nossas terapias médicas que estamos investigando têm como alvo isso.”
4. O café
Se você ingerir a dose certa de cafeína todas as manhãs, provavelmente terá uma chance melhor de manter uma boa ereção. Isso foi corroborado por um estudo realizado com mais de 3.700 homens pelo Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas. Aqueles que bebiam entre duas e três xícaras por dia (entre 170 e 375 miligramas) eram menos propensos a sofrer de disfunção erétil do que aqueles que não o faziam.
Do que se trata? A cafeína desencadeia uma série de efeitos no corpo que ajudam as artérias do pênis a relaxar e aumentar o fluxo sanguíneo, produzindo um efeito semelhante a drogas que reduzem essa patologia, como o Viagra.
5. Salmão ou gema de ovo
Um estudo austríaco aponta que a vitamina D, presente nesses alimentos, é vital para desfrutar de um desempenho sexual completo. Não só reduziu o risco de ter um episódio de disfunção erétil, mas também ajudou a aumentar os níveis de testosterona.
Além disso, se você não tiver níveis suficientemente altos desses tipos de vitaminas, o óxido nítrico do corpo diminui, de modo que seus vasos sanguíneos não transportam sangue com a mesma força ou intensidade.
6. Pistachios
É um dos superalimentos mais comuns, presente em qualquer boa dieta voltada para a perda de peso, portanto, também tem efeitos muito bons no aparelho de saúde sexual do corpo masculino. Em um estudo , 17 homens diagnosticados com esse problema sexual foram convidados a comer 100 gramas de pistache por três semanas.
No final do experimento, todos notaram uma melhora na capacidade de atingir o orgasmo, bem como níveis mais elevados de libido. Como a vitamina D, o pistache contém muitos aminoácidos que aumentam o óxido nítrico do corpo.
7. Mirtilos e laranjas
Um estudo da Universidade de Harvard com 25.000 homens descobriu que alimentos ricos em flavonóides (como mirtilos ou laranjas) diminuíram o risco de disfunção erétil entre 9 e 11% em comparação com aqueles que os ingeriram com menos frequência.
A explicação deles foi que os flavonóides ajudam a melhorar a circulação e relaxar as artérias.